Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de resíduos sólidos retirados dos rios e igarapés

Foto – Alex Melo / Semulsp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, neste domingo, 13/11, o transbordo com estimativa de 400 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material recolhido das orlas foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

 

Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em duas balsas e encaminhado ao porto Trairi, de onde são levados ao aterro sanitário para o descarrego, realizado por caçambas. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retiram, em média, 35 toneladas, por dia, de lixo. Grande parte desses materiais retirados das águas são garrafas PETs, carcaças de geladeiras, fogões, lavadoras e até pedaços de sofá e cama.

 

O subsecretário de Operações da Semulsp, Jairo Santos, que acompanhou o trabalho, disse que todo esse lixo é produzido pela população e que poderia se diminuir e muito, se todos acompanhassem os projetos que a Semulsp coloca à disposição para evitar o descarte incorreto dos resíduos.

 

“A população precisa nos ajudar nessa luta. Temos tantos serviços como da coleta agendada, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), sem contar o recolhimento do lixo diário que temos na nossa capital”, frisou o subsecretário.

 

Todos os dias, a Semulsp realiza ações de limpeza nas orlas da Panair, marina do David e nos igarapés da cidade. Para esses serviços, a Semulsp disponibiliza um cronograma mensal de limpeza, onde atende todas as zonas da cidade.

 

Educação ambiental

 

Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. Existe também o grupo “Garis da Alegria”, que colabora com a campanha, inclusive com ações nas escolas municipais e estaduais.

 

Coleta agendada

 

Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeiras sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com o serviço de coleta agendada de grandes objetos. O programa recolhe materiais de grande porte, que serão descartados. O agendamento é realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.

 

Coleta seletiva

 

A população também pode contar com o serviço de coleta seletiva, coordenado pela Semulsp, que ocorre todos os dias. O cidadão pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 38 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com associações e grupos de catadores.

Nenhum comentário