Prefeitura de Manaus reforça combate à diabetes durante circuito da saúde promovido no Parque do Idoso - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus reforça combate à diabetes durante circuito da saúde promovido no Parque do Idoso

Fotos – Divulgação / Semsa
 A Prefeitura de Manaus ofertou uma série de serviços e ações educativas, na manhã desta quarta-feira, 9/11, com intuito de fortalecer o combate ao diabetes, no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Liga Acadêmica de Endocrinologia, abrindo as celebrações do Dia Mundial do Diabetes Mellitus, que ocorre no dia 14/11.

O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, participou da abertura do evento e destacou a importância de a sociedade adotar hábitos saudáveis para se prevenir contra o diabetes.

“A gente vem reforçar o trabalho que é realizado durante o ano pela secretaria, nas unidades básicas de prevenção à doença. Pessoas que não são diabéticas, mas têm histórico da doença na família, precisam adotar diversos cuidados relacionados à alimentação saudável, evitar o sedentarismo, fazer o controle de peso, evitar estresse, ter uma boa qualidade do sono, por exemplo”, disse.

Outro viés importante da ação, segundo Djalma, foi orientar os pacientes diagnosticados com diabetes sobre os cuidados no controle da doença, o acompanhamento contínuo nas unidades da Semsa e a atenção em relação aos medicamentos necessários.

“Vimos mostrar os caminhos e os cuidados que eles devem ter também na nutrição, no controle de peso e comportamento, para melhorar sua qualidade de vida. Estamos promovendo orientações sobre as medicações adequadas, assim como aquelas que são prejudiciais, e lembrando sobre as consultas que eles devem realizar”, acrescentou.

O circuito da programação, organizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doença Circulatória e Diabetes da Semsa, contou com orientações odontológicas, nutricionais e medicamentosas. Os profissionais também realizaram uma exposição sobre alimentação saudável, com enfoque na leitura adequada dos rótulos.

Além disso, o público pôde atualizar exames de prevenção, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação neuromotora do pé diabético.

A pensionista Maria das Graças Silva Pinto aproveitou a ação para cuidar da saúde. “Eu tenho muito medo da diabetes, sempre faço os exames e os médicos dizem que não sou diabética, mas tenho que me cuidar. Eu não tomo refrigerantes, meu leite é desnatado, não como açúcar branco, evito comer muita fritura. Hoje eu vim prestigiar a ação e estou aproveitando. Onde tem essas coisas de saúde, eu sempre vou”, contou.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doença Circulatória e Diabetes da Semsa, Nádia Brito, destacou que todas as unidades de saúde também realizam ações de combate e controle da doença. “A nossa intenção é captar todos os pacientes com diabetes e orientá-los sobre o acompanhamento correto, evitando complicações na saúde. Para quem não possui a doença, pode se prevenir mudando hábitos de vida e realizando os exames de glicemia nas nossas unidades”, pontuou.

Nenhum comentário