Terremoto deixa mais de 40 mortos e 700 feridos na Indonésia - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Terremoto deixa mais de 40 mortos e 700 feridos na Indonésia

 

Foto: Reuters

Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu a província de Java Ocidental, na Indonésia, nesta segunda-feira, 21, matando 46 pessoas, disse a agência nacional de desastres, enquanto equipes de resgate e autoridades trabalhavam para determinar a extensão total dos danos.

O terremoto atingiu a cidade de Cianjur, cerca de 75 km a sudeste da capital, Jacarta, a uma profundidade de 10 km, afirmou a agência meteorológica e geofísica (BMKG), acrescentando que não havia possibilidade de tsunami.

O chefe da agência de desastres (BNPB) disse, em entrevista coletiva, que 46 pessoas morreram e até 700 ficaram feridas.

Herman Suherman, autoridade do governo em Cianjur, declarou à mídia que alguns moradores ficaram presos nos escombros de prédios desabados. O canal de notícias Metro TV mostrou o que pareciam ser centenas de vítimas sendo tratadas no estacionamento de um hospital.

Várias casas e um internato islâmico foram danificados, enquanto a eletricidade na região caiu, interrompendo as comunicações, de acordo com a agência de desastres.

Imagens da Metro TV mostraram alguns prédios em Cianjur reduzidos quase inteiramente a escombros, com moradores amontoados do lado de fora.

Muchlis, que estava em Cianjur quando o terremoto ocorreu, disse que sentiu "um grande tremor" e que as paredes e o teto de seu escritório foram danificados.

"Fiquei muito chocado. Temi que houvesse outro terremoto", afirmou Muchlis à Metro TV, acrescentando que as pessoas saíram correndo de suas casas em pânico.

Nas duas horas após o terremoto, 25 tremores secundários foram registrados, disse o BMKG, acrescentando que há risco de deslizamentos de terra, especialmente em caso de chuva forte.

O terremoto foi sentido em Jacarta, sacudindo prédios e móveis, e algumas pessoas deixaram seus escritórios no distrito comercial central, disseram testemunhas da Reuters.

A Indonésia fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona sismicamente muito ativa, onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram, causando terremotos e vulcões.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra, no norte da Indonésia, provocou um tsunami que atingiu 14 países, matando 226.000 pessoas ao longo da costa do Oceano Índico, mais da metade delas na Indonésia.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário