Geraldo Alckmin pode enfraquecer a Zona Franca de Manaus? Vice-presidente ocupará cargo importante na economia - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Geraldo Alckmin pode enfraquecer a Zona Franca de Manaus? Vice-presidente ocupará cargo importante na economia

Foto: Reprodução/Instagram
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), foi anunciado nesta quinta-feira (22), como ministro da Indústria e Comércio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pasta que será recriada pelo pelo presidente, entretanto, a decisão preocupa trabalhadores da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Com Alckmin na pasta, o vice-governador reforça sua influência na economia do Brasil, e será o chefe da Suframa, autarquia responsável pela administração da Zona Franca.

Apesar de ter defendido a ZFM, Lula que em junho deste ano afirmou: “Temos que ter coragem de dizer que a gente vai manter a Zona Franca”, põe em risco a economia amazonense ao dar o cargo a Alckmin.

Na época em que foi governador de São Paulo, de 2011 a 2018, Alckmin tomou medidas locais que enfraqueciam as indústrias da Zona Franca de Manaus, para beneficiar os paulistas, e antes disso ainda como deputado federal em 2006, Alckmin afirmou que a isenção tributária na ZFM, poderia colocar em risco a competitividade de fábricas instaladas em outras regiões do país.

Ainda em 2006, o ex-senador e ex-ministro de Lula Alfredo Nascimento (PL-AM), em resposta à falas do parlamentar, afirmou: "O Alckmin representa um grande perigo para Manaus".

Nenhum comentário