História e tradição: sete municípios do Amazonas fazem aniversário nesta segunda-feira (19) - Mix de Notícias

Últimas do Mix

História e tradição: sete municípios do Amazonas fazem aniversário nesta segunda-feira (19)

Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, sete municípios do Amazonas comemoram aniversário de fundação, e marcam não só a história do Amazonas, como tradição, economia, cultura e lendas.

São eles: 
  • Careiro Castanho
  • Novo Airão
  • Japurá 
  • Nova Olinda do Norte
  • Juruá
  • Novo Aripuanã
  • Tapauá 

Careiro Castanho

Foto: Reprodução/Facebook/Careiro Castanho_Oficial
O município de Careiro Castanho, distante 124 quilômetros de Manaus, é conhecido pelas famosas pontes que cortam a cidade, pela vista do Rio Negro e pelo fluxo de veículos e pessoas pela BR-319.

Em agosto deste ano, o município teve uma das piores tragédias do Amazonas, com o desabamento de uma das pontes na BR-319, deixando quatro pessoas mortas e 14 feridas, além de causar congestionamento quilométrico, e falta de abastecimento de alimentos em diversas cidades.

Novo Airão

Foto: Divulgação/MTur
Novo Airão celebra 67 anos de fundação, conhecido pelo Arquipélago de Anavilhanas, pelo Parque Nacional do Jaú, pelos lindos peixes-boi e botos cor-de-rosa, o município fica localizado a 194 quilômetros de Manaus, e é um dos principais pontos turísticos do Amazonas.

Foto: Divulgação/MTur
Novo Airão também é conhecido por suas famosas ruínas e lendas sobre a existência de dinossauros que sobreviviam escondidos na vasta floresta amazônica.

Japurá 

Foto: Reprodução/Facebook/Japurá News
Também completando 67 anos, o pequeno município de Japurá, a 952 quilômetros da capital, é historicamente conhecido por ter sido uma terra habitada por numerosas tribos indígenas, e pela reserva Estação Ecológica Juami-Japurá, área protegida de preservação da fauna e flora amazônica.

Nova Olinda do Norte

Foto: Reprodução
Fundada em 19 de dezembro de 1955, Nova Olinda do Norte completa 67 anos, fica à margem direita do rio Madeira, é famosa pelas belas praias, e por ter movimentado a economia com petróleo nos anos 50, possibilitando a construção de escola, hospital e avanço da população. 
 
Foto: Cléris Muniz
A 241 quilômetros de Manaus via estrada, a cidade possui uma das igrejas católicas mais deslumbrantes do interior do Amazonas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré e São José.

Juruá

Foto: Reprodução/Facebook/Juruá Amazonas
O município localizado em uma das curvas mais sinuosas do Rio Juruá é famoso não só pelas belezas naturais da maior floresta tropical do mundo, como também pelo fim de tarde mais bonito do Amazonas.

Foto: Reprodução/Facebook/Juruá Amazonas

Novo Aripuanã

Foto: Divulgação
O município foi constituído como território desmembrado de Borba e Manicoré, e está na lista das cidades com 67 anos de história. Conta com uma orla turística com praça de alimentação e é famosa pela pescaria, além de ter o FestLendas, o festival de Lendas Amazônicas.

Foto: Reprodução/Facebook
O FestLendas é marcado por apresentações culturais que exaltam a natureza e os povos indígenas, através de quadrilhas, cirandas e outras danças.

Tapauá 

Foto: Reprodução/Facebook/Tapauá-Amazonas
Encerrando a lista temos Tapauá, que também completa 67 anos, e apesar de estar a 450 quilômetros de Manaus, consegue se desenvolver misturando tradição e modernidade. 

Foto: Reprodução/Facebook/Tapauá-Amazonas

Foto: Reprodução/Gel Souza
O município possui bairros flutuantes, terras indígenas protegidas e é um dos recordistas em manejo de pirarucu no Amazonas, chegando a movimentar R$ 1,5 milhão com a atividade econômica. 

*Victória Cavalcante - Mix de Notícias

Nenhum comentário