AGU detecta manifestação programada para acontecer em Manaus e outras cidades "Pela retomada do Poder" - Mix de Notícias

Últimas do Mix

AGU detecta manifestação programada para acontecer em Manaus e outras cidades "Pela retomada do Poder"

 Foto: Adriano Machado/Reuters
Após a depredação das sedes dos três poderes da República no último domingo (8/1) e da prisão de 1,5 mil extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, circula nas redes bolsonaristas uma convocação para novas manifestações nesta quarta-feira (11/1),previstas para acontecer em Manaus e em mais de vinte cidades.

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou na noite desta terça-feira (10) com uma petição junto ao ministro Alexandre de Moraes (STF) após detectar o risco de reedição dos atos. Ainda nesta terça, em uma rede social, o ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou um vídeo de uma apoiadora que afirma que Lula não teria sido eleito pelo povo, mas escolhido pelo STF, o que é uma mentira — e que foi prontamente lido pelo Palácio do Planalto como estímulo a novos atos golpistas. Cerca de duas horas depois, o post foi apagado.

A AGU pede a determinação de medidas “imediatas, preventivas e necessárias” pelas autoridades do Poder Executivo nos níveis federal e estaduais, em especial as forças de segurança pública, “devendo ser prontamente rechaçada toda e qualquer tentativa de bloqueio de vias urbanas ou rodovias, assim como qualquer tentativa de invasão a prédios públicos”.

Um banner compartilhado nas redes diz que o ato será “pela retomada do poder” e promete que será "gigante". Todas as manifestações estão marcadas para iniciar às 18h.


Nenhum comentário