Últimas do Mix

Prefeitura avança na implantação de estratégia pioneira para redução da mortalidade materna em Manaus

Foto – Henrique Silva / Semsa

A Prefeitura de Manaus promoveu, na tarde desta segunda-feira, 23/1, uma oficina visando a implementação do “Near Miss Materno”, estratégia que contribuirá com a redução da mortalidade materna no município. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá implantar essa estratégia, de forma pioneira no Estado, na Maternidade Municipal Doutor Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste.


A oficina contou com a participação de médicos, enfermeiros e técnicos do Núcleo de Vigilância de Óbitos da maternidade e dos Distritos de Saúde (Disas) da capital. A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Marques de Freitas, explicou que o “Near Miss Materno” trata sobre as situações de quase morte materna atendidas na maternidade.

 

“Com essa estratégia, a maternidade vai notificar aquela gestante que quase morreu, mas foi salva em tempo oportuno, de casos como complicações da pressão alta, internação em UTI ou transfusão de sangue devido a hemorragias pós-parto, para que a gente consiga verificar o que pode estar causando a mortalidade materna na nossa cidade, e intervir antecipadamente para que isso não aconteça mais. A maternidade vai ficar ainda mais vigilante, e hoje estamos alinhando esses fluxos e validando as fichas de notificação, para que a abordagem seja eficaz”, disse.

 

A chefe da Divisão de Ações Estratégicas da Maternidade Doutor Moura Tapajós, Loiana Melo, informou que as quatro principais causas de mortalidade materna no país são a hemorragia, a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclampsia), as infecções e o aborto.

 

“A gestante pode chegar na maternidade com alguma dessas situações e não ter forma grave, mas no momento em que o quadro agrava, notificamos como ‘Near Miss’, e é quando a gente abre esse sistema de vigilância para garantir que ela tenha uma qualidade de assistência e acompanhamento para evitar que situações parecidas voltem a surgir”, afirmou.

 

Loiana acrescenta que, após alta a médica, as mulheres notificadas serão telemonitoradas pela Semsa, por meio do Telessaúde, para que a Atenção Primária inicie o acompanhamento da usuária durante o puerpério ou ainda nas consultas de pré-natal. Após a oficina, a Maternidade Doutor Moura Tapajós irá desenvolver o projeto piloto da estratégia para, posteriormente, iniciar efetivamente o uso da ferramenta Near Miss.

Nenhum comentário