Prefeitura reúne profissionais para o alinhamento das ações de 2023 do Programa Saúde na Escola - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura reúne profissionais para o alinhamento das ações de 2023 do Programa Saúde na Escola

Foto – Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciará a realização dos “Círculos de Vivências”, nesta quinta-feira, 26/1, com o objetivo de reunir profissionais da Atenção Primária para o alinhamento das ações que serão desempenhadas em 2023 pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Alunos de 257 escolas da rede pública municipal e estadual, serão beneficiados ao longo do ano letivo com diversas atividades de promoção à saúde.

A chefe do Núcleo do PSE na Semsa, Giane Sena, explica que cada Distrito de Saúde (Disa) terá uma programação voltada para o “Círculo de Vivência”, reunindo as equipes de trabalho da Gerência de Atenção à Saúde e da Gerência de Vigilância em Saúde, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.

“Buscaremos fortalecer a execução do PSE no município, no âmbito da Atenção Primária, tendo em vista que essas ações prioritárias também estão pactuadas na Programação Anual de Saúde deste ano e no Plano de governo municipal. Serão reuniões integradas entre as áreas técnicas, para que os profissionais atuantes no programa tenham pontos de referência no território em relação às mais variadas áreas da Saúde”, conta.

De acordo com Giane, as ações prioritárias, pactuadas pela Semsa na adesão ao programa, são 13, incluindo as saúdes bucal, auditiva e ocular, prevenção à Covid-19, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva, e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, os agentes trabalham na prevenção de doenças consideradas negligenciadas, como a hanseníase, por exemplo.

“Nós também iremos trabalhar junto aos estudantes a questão da prevenção à violência e acidentes, uso de álcool, tabaco e outras drogas, apresentando estratégias importantes que eles podem adotar, no que se refere à promoção da atividade física, da alimentação saudável e da cultura de paz e direitos humanos, e saúde ambiental. Os assuntos serão desenvolvidos por meio de atividades práticas, palestras, rodas de conversas, entre outras iniciativas necessárias”, observa Giane.

O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira, 26/1, por profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Sul. Na próxima semana, do dia 30/1 a 2/2, os “Círculos de Vivências” serão promovidos, respectivamente, no Disa Leste, Disa Oeste, Disa Norte e Disa Rural.

Nenhum comentário