Assembleia do Amazonas realiza solenidade de posse dos deputados estaduais - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Assembleia do Amazonas realiza solenidade de posse dos deputados estaduais

Foto: Danilo Mello
O primeiro dia do mês de fevereiro marcou o início da 20ª Legislatura (2023-2027) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com a realização da cerimônia de posse dos 24 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022. A Legislatura tem a duração de 4 anos, e vai de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027.

A cerimônia iniciou com o deputado Adjuto Afonso (União Brasil), parlamentar mais idoso e, segundo o Regimento Interno da Aleam, responsável por presidir a Mesa Provisória e conduzir os trabalhos da 1ª Reunião Preparatória, que marca a posse dos parlamentares. Em seguida, Afonso convocou o deputado Delegado Péricles (PL) para secretariar a reunião.

Diante de todos os presentes no Plenário Ruy Araújo, os 24 deputados realizaram o juramento: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e do Estado do Amazonas, e observar as leis; desempenhando com lealdade o mandato que me foi conferido pelo povo amazonense”.

Declarados empossados, o secretário da Mesa Provisória fez a leitura do termo e promessa dos deputados estaduais, e em seguida estes assinaram o termo de posse.

Renovação e perfil

As eleições de outubro de 2022 marcaram uma renovação de pouco mais de 40% dos parlamentares da Casa, já que 10 novos nomes irão cumprir seu primeiro mandato como deputados estaduais.

O partido União Brasil possui o maior número de cadeiras no parlamento estadual, com seis representantes. O Avante possui quatro deputados, seguido pelo PL e PSC com três, e Republicanos com dois. Os partidos PV, MDB, Patriota, PMB, PT e Cidadania, com uma cadeira cada, compõem os partidos representados na Casa Legislativa.

Deputados da 20ª Legislatura

Abdala Fraxe (Avante)

Adjuto Afonso (União Brasil)

Alessandra Campêlo (PSC)

Cabo Maciel (PL)

Carlinhos Bessa (PV)

Comandante Dan (PSC)

Cristiano D’Angelo (MDB)

Daniel Almeida (Avante)

Débora Menezes (PL)

Delegado Péricles (PL)

Dr. George Lins (União Brasil)

Dr. Gomes (PSC)

Dra. Mayara (Republicanos)

Felipe Souza (Patriota)

Joana Darc (União Brasil)

João Luiz (Republicanos)

Mário César Filho (União Brasil)

Mayra Dias (Avante)

Roberto Cidade (União Brasil)

Rozenha (PMB)

Sinésio Campos (PT)

Thiago Abrahim (União Brasil)

Wanderley Monteiro (Avante)

Wilker Barreto (Cidadania)

Nenhum comentário