Nove pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionam das 8h às 12h neste sábado, 11/2 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Nove pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionam das 8h às 12h neste sábado, 11/2

Fotos – Divulgação / Semsa
Os pontos de vacinação contra a Covid-19, da Prefeitura de Manaus, irão atender à população no horário das 8h às 12h, neste sábado 11/2, com a oferta da primeira até a quinta dose do imunizante, conforme os públicos preconizados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que nove unidades estarão funcionando, com, ao menos, uma em cada zona geográfica da cidade, com atendimento a todos os públicos (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, conta que a imunização aos sábados faz parte da estratégia da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, para facilitar o acesso dos usuários que não têm tempo durante a semana, e assim ampliar a cobertura vacinal na cidade, principalmente com as doses de reforço.

“Nossos vacinadores estarão preparados para acolher todas as pessoas que ainda apresentam atraso no esquema vacinal contra a Covid-19, inclusive para tirar qualquer dúvida que o cidadão tenha em relação à vacina. Ainda temos um grande público que não voltou aos postos para receber as doses de reforço, e por isso continuamos reforçando e incentivando que eles tomem essas doses e reforcem sua proteção contra as formas graves da doença”, observa.

O Sistema Municipal de Vacinação (SMV) aponta que, até esta sexta-feira, 10/2, mais de 602 mil pessoas estão com a terceira dose atrasada. Shádia explica que essa dose, também chamada de primeira dose de reforço, está liberada para todos os públicos a partir de 3 anos de idade.

Já para a quarta dose (ou segunda dose de reforço), o SMV registra um total de 472 mil pessoas que já passaram do intervalo para a mesma, e que devem se dirigir aos postos o mais breve possível. A secretária detalha ainda que essa dose pode ser recebida por pessoas com 18 anos de idade ou mais.

De acordo com Shádia, os adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão também podem tomar a quarta dose da vacina, e os adultos imunossuprimidos com 18 anos ou mais estão com a quinta dose liberada.

“Essas duas doses são os principais desafios da campanha no momento, mas precisamos ressaltar que qualquer pessoa que ainda não iniciou o esquema vacinal, ou deixou de tomar a segunda dose, também deve retornar aos postos para regularizar essa situação. Também chamamos atenção para a vacinação infantil, que apresenta índices muito baixos até o momento, e é preciso que os responsáveis levem seus filhos para serem vacinados contra essa doença, que aos poucos está sendo vencida por todos nós”, destacou.

Os usuários que tiverem dúvidas sobre seu esquema vacinal podem fazer a consulta individual na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que exibe o número de doses já recebidas, e a data quando o cidadão poderá tomar as doses seguintes. Todas as informações sobre a campanha também podem ser acessadas no site semsa.manaus.am.gov.br e ainda nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

Veja os pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado:

Zona Norte

– Clínica da família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;

– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1;

– USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina;

Zona Sul

– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores;

Zona Leste

– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;

– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;

– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

Zona Oeste

– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;

– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.

Nenhum comentário