Prefeitura encerra semana com dezenas de famílias atendidas na segunda fase da campanha de combate ao trabalho infantil - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura encerra semana com dezenas de famílias atendidas na segunda fase da campanha de combate ao trabalho infantil

Fotos – Marcely Gomes / Semasc
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 3/3, os últimos atendimentos da primeira semana da segunda fase da “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”.

De acordo com a chefe da Divisão Especial de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial, Márcia Helena Braga, os números registrados indicam uma triste realidade.

Quase 40 famílias em estado de vulnerabilidade social foram identificadas em semáforos e pontos comerciais de toda a cidade ao longo da semana e encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro-Sul, no Centro de Manaus, para receber orientação e acompanhamento socioassistencial.

“De fato, quando você se aproxima dessas famílias, muitas vezes elas passam a ter a visão de que o poder público vai ser aquele que vai levar seus filhos embora”, explicou. ”Na verdade, a perda do pátrio poder ocorre somente em casos muito excepcionais. Por isso, ao abordar essas famílias, tentamos estabelecer um vínculo que seja capaz de deixá-las à vontade o suficiente para que possamos sentar, conversar e explicar que nosso papel é ajudar e oferecer serviços que possibilitem uma melhora na sua qualidade de vida”, garantiu Márcia.

Ao longo dos quatro dias de atendimento, as famílias foram ouvidas e encaminhadas aos serviços e políticas públicas ofertados pelos mais de 20 parceiros da campanha de acordo com as necessidades específicas de cada caso avaliado.

Geszimar da Silva, gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, afirmou que a campanha vai continuar com o trabalho de sensibilização e de maneira ainda mais próxima da população.

“É lamentável que algumas famílias tenham esse pensamento, essa desconfiança, mas estamos dispostos e queremos quebrar isso. É um momento muito propício para levar à população a mensagem de que não estamos aqui para julgar ou criticar sua realidade, mas sim para garantir os seus direitos”, concluiu o gerente.

Parceiros

Com mais de 20 secretarias, entidades e órgãos parceiros, a “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil nas Ruas de Manaus” é a maior já desenvolvida pela Prefeitura de Manaus no combate ao trabalho infantil.

São parceiros: a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Tutelar, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas (Fepeti-AM), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Amazonas Shopping e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Nenhum comentário