A “era on-line” dos relacionamentos e os impactos causados pelo mundo digital - Mix de Notícias

Últimas do Mix

A “era on-line” dos relacionamentos e os impactos causados pelo mundo digital

Foto: Divulgação
Psicoterapeuta explica que mesmo com as adversidades digitais, é possível tornar as relações on-line saudáveis e duradouras

A revolução tecnológica tem trazido diversos benefícios inquestionáveis para nossas vidas, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. Essa conexão entre pessoas e dispositivos nos possibilita trabalhar de qualquer lugar, estudar à distância, realizar transações bancárias, ou até mesmo, conversar e conhecer pessoas de outros lugares. Esses são apenas alguns exemplos das mudanças causadas pela presença da tecnologia.

O comportamento humano também sofreu modificações. O modo como as pessoas se relacionam se adaptou a um mundo digital conectado e fez com que a procura e adesão por aplicativos de relacionamentos aumentasse, principalmente durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, quando o interesse do brasileiro em namoro on-line registrou crescimento de 215%, a depender da região do país, de acordo com o Pew Research Center. 

Para a psicoterapeuta, especialista em relacionamentos, Pâmi Garcia, mesmo que a tecnologia tenha sido criada para facilitar a comunicação e a relação com as pessoas, é comum encontrar casais que tiveram problemas com ela. Portanto, é preciso ter atenção com as adversidades existentes também nessa nova modalidade de relacionamento. 

“Os principais agravantes são os elevados índices de ansiedade a que todos são submetidos diariamente e a velocidade com que algumas coisas acontecem. Um exemplo disso é a instantaneidade do envio e recebimento de mensagens, independentemente da distância. As pessoas pensam, erroneamente, que o ser humano precisa ser instantâneo. Quando a resposta não vem imediatamente após a mensagem ser entregue ou visualizada, o outro tende a ficar ansioso e com os gatilhos de rejeição disparados”, disse.

Contudo, Pâmi Garcia também defende que se apaixonar pela internet é tão fácil quanto na vida real e que é possível tornar as relações on-line saudáveis e duradouras. “Antigamente, quando um objeto quebrava ou parava de funcionar, nós mandávamos consertar. Atualmente, tudo é descartável, incluindo relacionamentos amorosos. Isso porque as pessoas estão aversas a lidar com as dificuldades naturais que surgem em todas as áreas da nossa vida e não querem fazer esse movimento de lapidação. É preciso entender que a outra pessoa nunca vai estar 100% pronta e que a construção do relacionamento saudável é feita de ambas as partes”, explicou.

Por fim, para evitar relações desgastadas, superficiais e descartáveis, a psicoterapeuta citou três das regrinhas que ensina para os clientes que a procuram em busca de um relacionamento saudável. 

• Desapegue do “visto por último” e “visualizado” e não respondido. Lembre-se que nem tudo é sobre você e considere que a pessoa pode não ter respondido por estar ocupada, e não necessariamente por não estar interessada;

• Acrescente atividades no seu dia a dia que tornem a rotina mais diversificada. A prática de exercícios, novas leituras, passeios, por exemplo, parecem clichês mas ampliam a qualidade de vida e ainda te deixam mais atraente, com ar de “business man/ woman”; 

• Utilize a técnica do 6:0, que consiste em buscar naquela pessoa de interesse seis qualidades que não podem faltar X zero defeito inaceitável;

“Compreender que nossos limites existem e respeitá-los é o primeiro passo. Quando o pretendente tem um defeito que é inaceitável para você, certamente essa relação não é para você. Mas antes de tomar essa decisão, reflita sobre o que é e o que não é tolerável para você. Somente assim você terá um parâmetro dos seus limites e saberá quando prosseguir ou não com uma relação”, finalizou Pâmi.

Sobre Pâmi Garcia

Filósofa, psicoterapeuta, escritora e palestrante.Desde 2010, trabalha para promover, preservar e melhorar relações afetivas de homens e mulheres, oferece consultorias individuais para o Brasil e exterior, além de ministrar cursos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal com ênfase na vida amorosa de seus clientes e alunos. Pâmi é autora dos livros “Aqueça a sua cama e o seu coração” (2010) e “Aprenda a Amar” (2013), 21 Dias para Salvar Seu Casamento (2014), Eu Perdoo (2015), A carta (2016), Como Criar um Perfil Atraente (2022), disponíveis para venda na Amazon.

Contato Assessoria de Imprensa: Rayssa Coutinho - (92) 98441-2183
 

Nenhum comentário