'Parece que estou em uma ditadura', desabafa jornalista Leonardo Biase ao falar sobre prisão em Itacoatiara - Mix de Notícias

Últimas do Mix

'Parece que estou em uma ditadura', desabafa jornalista Leonardo Biase ao falar sobre prisão em Itacoatiara

Foto: Montagem/Portal Mix de Notícias
O empresário e jornalista Leonardo Biase, dono do Portal LCJ, deu uma entrevista exclusiva ao Portal Mix de Notícias, falando sobre as recentes polêmicas que aconteceram em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), após ter sido preso acusado injustamente de desacato a autoridade.

Leonardo afirmou que está se sentindo perseguido e que viveu algo um pouco semelhante ao que jornalistas sofreram na época da Ditadura no Brasil.

"A imprensa, a mídia, ela deve ser respeitada, todos os nossos direitos devem ser amparados. Então, fico triste de não poder exercer a minha função em Itacoatiara, parece-me que estou em uma ditadura, graças a Deus não vivemos nesse tempo, mas eu passei um sufoco similar ao da Ditadura, e em um país democrático e de direito, isso infelizmente fere os nossos direitos".

Leonardo esteve no evento em homenagem ao Dia Nacional do Profissional de Comunicação de Mídia Eletrônica, promovido pela Câmara Municipal e a Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD), sendo um dos homenageados da cerimônia, e deu detalhes sobre a prisão.

Foto: Patrícia Trigueiro/Portal Mix de Notícias
"Eu sinto que cada um aqui que me apoiou hoje, que falou comigo, os representantes da Câmara Municipal, e os representantes de blogs e portais manauaras, se sentiram também na causa, se sentiram engessados de ver os nossos direitos sendo cerceados. Isso me entristece muito, mas a gente crê na Justiça, que já deu uma primeira resposta, no momento da minha soltura, no mesmo dia, porque ela entendeu, através da promotoria e do juiz que foi uma prisão arbitrária, que foi em cima de impulsos, e que nada foi feito para eu estar naquelas circunstâncias, sendo preso, sendo humilhado", detalhou Leonardo.

Além disso, o jornalista também foi retirado de um programa de rádio com transmissão ao vivo em Itacoatiara, e até o momento, não foi esclarecido o motivo que impediu a participação do empresário na programação.


Relembre o caso

Na manhã do dia 30 de março, o repórter e empresário Leonardo Biase, dono do portal LCJ foi preso em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), acusado de desacato a autoridade, após ter seus equipamentos de trabalho apreendidos.

O repórter estava fazendo uma transmissão ao vivo nas redes sociais, cobrindo a remoção ilegal dos restos mortais de Gabriel Costa Caldeira, falecido em 2020. O vilipêndio a cadáver aconteceu no cemitério do município, vale ressaltar que o crime pode ter detenção, de 1 a 3 anos, e multa.

Leonardo fez imagens do cemitério, mas foi proibido de se aproximar da cova, e por isso, foi reprimido pela delegada da cidade.

Um dos investigadores se aproximou do repórter, afirmando que a família não queria que ele filmasse nas proximidades do local.

Em dado momento, a delegada Mary Anne Trovão, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara, obrigou o repórter a finalizar a transmissão, em seguida confiscou a mochila e os equipamentos de Leonardo.

Além disso, a delegada solicitou uma equipe da Polícia Militar para fazer a prisão do repórter, alegando que o mesmo a desacatou, entretanto, nas imagens que ficaram salvas nas redes sociais, não há registros das acusações.

*Victória Louzada e Patrícia Trigueiro - Portal Mix de Notícias 

Nenhum comentário