Prefeitura de Manaus convoca grupos prioritários para vacinação contra a influenza - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus convoca grupos prioritários para vacinação contra a influenza

Foto – Divulgação / Semsa
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está convocando a população que integra os grupos prioritários da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para receber o imunizante nas 171 salas de vacina do município. A ação foi iniciada na última segunda-feira, 27/3, e se estende até o dia 31 de maio.

A enfermeira Aldeniza Araújo, assessora técnica da Subsecretaria Municipal de Gestão da Saúde (SUBGS), orienta o público a buscar a sala de vacina mais próxima, portando documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. A lista com endereços e horários pode ser acessada no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

“Nossa meta é vacinar 90% da população prioritária, e nessa primeira semana de imunização, conseguimos alcançar 6% desse público. A vacina é a principal estratégia para proteger nossas crianças, adultos e idosos da gripe, e evitar o agravamento da doença. Temos estoque suficiente de vacinas disponíveis, e precisamos que as pessoas procurem nossas unidades e recebam suas doses”, afirma Aldeniza.

A Semsa disponibiliza horários alternativos para a população obter o serviço. Em dez unidades, o funcionamento ocorre em horário ampliado, de 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 12h. Dentre elas, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Rayol dos Santos, na zona Centro-Sul.

“Nós estamos de portas abertas esperando esses públicos, para que possamos protegê-los e alcançar as metas preconizadas. Nossa sala de vacinação tem todos os imunizantes do calendário básico, então se houver outra vacina pendente, o usuário pode aproveitar a passagem e atualizar o cartão”, explica a diretora da USF José Rayol dos Santos, Ângela Santos.

A Clínica da Família Carmem Nicolau (Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul) dispõe de uma sala de vacina que funciona todos os dias, inclusive aos domingos e feriados.

Nesta segunda-feira, 3/4, o carpinteiro Carlos Camilo Frank foi até a USF José Rayol receber a vacina contra a influenza, e aproveitou para atualizar a vacinação contra a Covid.

“Eu sempre venho me vacinar, estou com meu cartão de vacina completo, e hoje vim aqui com a minha esposa aproveitar a campanha. Temos que ter consciência de que é importante se vacinar, então venha no posto, não custa nada e não dói nada, apenas traz melhoria para a gente”, disse.

A pensionista Patrícia Amorim também já garantiu sua dose contra a influenza. “Vim aqui na UBS tomar a vacina contra a gripe porque é muito importante para a saúde da gente. Peço que a população venha, tome a vacina, que você previne as doenças, ajuda os familiares, principalmente os idosos, que têm um risco maior”, incentivou.

Públicos

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza é composto por sete grupos prioritários, estimado em 567.752 pessoas. São crianças de 6 meses a 5 anos de idade (194.771); idosos a partir de 60 anos de idade (195.068); povos indígenas (69.479); trabalhadores da saúde (56.618); gestantes (27.760); puérperas (4.563); e professores das redes pública e privada (19.493).

Mais dez grupos estão incluídos, porém sem meta estipulada: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Nenhum comentário