Dia ensolarado leva milhares de pessoas para as areias da Ponta Negra no Dia das Mães - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Dia ensolarado leva milhares de pessoas para as areias da Ponta Negra no Dia das Mães

Foto – Aguilar Abecassis / Semcom

Com uma temperatura acima de 32ºC e um dia lindo de sol, centenas de famílias amazonenses e visitantes escolheram a praia do complexo turístico Ponta Negra, estrutura pública da Prefeitura de Manaus, para curtir o Dia das Mães e se refrescar.

No final da tarde, por volta de 16h, entre 3,5 mil e 4 mil pessoas estavam curtindo o domingo na faixa de areia e nas águas do rio Negro. Apesar da lotação, não houve registro de incidentes pela comissão que coordena o parque. Hoje, estavam de plantão 14 colaboradores, fora efetivo e equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar. “O rio está cheio e a praia perene está nivelada, neste domingo de calor. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas”, explicou o subcoordenador da Comissão do Parque, Cesar Freitas.

Quem curtiu bastante foi a dona de casa Francisca Dourado, 39, que levou os filhos Joana, 9 anos, e Lucas, 13, para dar um mergulho nesta data. “Um dia lindo desse merece uma comemoração especial. Curtir uma praia é revigorar o corpo e a mente para todos. Foi uma ótima diversão”, comentou.

Para a vida ficar melhor na praia, a área de praia conta com novas placas informativas de proibições e de orientações. É proibido levar garrafas e objetos de vidro; soltar “papagaio” (pipa); assim como é proibido fazer acampamento e levar animais para a areia. Também é proibido o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura. E, para a segurança dos banhistas, não é permitido o banho no rio Negro após as 17h, quando se perde mais visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no complexo.

Proibições

A coordenação do complexo alerta para a segurança e o bom uso das instalações, lembrando os itens proibidos no parque. As garrafas de vidro são proibidas na praia por serem perfurocortantes. A orientação é que o público não leve para o espaço garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos.

A recomendação é que façam uso de garrafas plásticas. O público é abordado e orientado sobre a apreensão de objetos proibidos. E as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.

As placas informativas têm ainda a recomendação para que a população ajude a cuidar e preservar o espaço público, pedindo para se jogar o lixo, nas lixeiras espalhadas pelo parque; para que atendam aos horários; se hidratem, tomando água; e que o espaço conta com a presença de guarda-vidas durante o período de 9h às 17h, diariamente.

O chefe do Pelotão de Guarda-Vidas, tenente do Corpo de Bombeiros Aluísio Cruz, destaca o cuidado com crianças, para que nunca fiquem sozinhas, nem por um instante. É comum em dias de maior movimento na praia a ocorrência de menores de idade perdidos dos seus pais e responsáveis. A orientação é que se procure imediatamente a Polícia Militar, a Guarda Municipal e membros da comissão do parque, que usam coletes de identificação, para informar o desaparecimento. “Em razão do volume de frequentadores, a responsabilidade deve ser redobrada de pessoas com crianças, para não as perderem de vista”, disse.

Cruz comentou que as orientações do Corpo de Bombeiros são para evitar acidentes e incidentes e que os trabalhadores e usuários possam curtir a praia de forma segura e responsável.

Nenhum comentário