Ibama nega licença à Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Ibama nega licença à Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas

 

Crédito: Agência Brasil

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, negou, na noite desta quarta-feira (17), licença solicitada pela Petrobras para perfurar o bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas, considerado o “novo pré-sal” do país.

“Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, disse Agostinho em nota oficial.

Nesta quarta-feira (17), a CNN revelou que a Petrobras se mobilizou para tentar convencer o Ibama e os demais órgãos ambientais a liberar a exploração de petróleo na chamada margem equatorial — área marítima entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, que inclui a Foz do Rio Amazonas.

A nota informa que o presidente do Ibama acompanhou entendimento da equipe técnica sobre a “necessidade de se retomar ações que competem à área ambiental para assegurar a realização de Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) para as bacias sedimentares que ainda não contam com tais estudos e que ainda não possuem exploração de petróleo, no prazo mais breve possível”.





Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário