Lula: Charles disse para cuidar da Amazônia; falei que preciso de ajuda - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Lula: Charles disse para cuidar da Amazônia; falei que preciso de ajuda

Foto: Anadolu Agency / Colaborador /Anadolu Agency pela Getty Images

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse há pouco que a primeira coisa que o Rei Charles III, coroado hoje, pediu a Lula foi que ele cuide da Amazônia. Em resposta, o presidente disse que precisa de ajuda. "Para cuidar da Amazônia eu preciso ajuda e muitos recursos", afirmou.

Lula disse que em agosto deve se reunir com demais países amazônicos para tomar uma decisão comum. "Não adianta o Brasil preservar só a nossa (floresta)", afirmou o presidente, e reforçou que o Brasil vai cumprir a promessa de acabar com o desmatamento até 2030. "Isso é quase uma questão de honra".

Para isso, Lula disse que será necessário dialogar com os prefeitos, com indígenas e pequenos proprietários. "O Brasil vai fazer a sua parte e queremos que os outros façam"

"E os países ricos que já desmataram precisam compreender que têm um débito na emissão de gás carbônico, e portanto eles têm que adiantar os recursos para que a gente possa preservar as nossas florestas", cobrou.

Lula disse que o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, se comprometeu a contribuir com o Fundo Amazônia. "A Inglaterra não disse quanto vai dar, mas eu espero que não seja menos que nos EUA", ressaltou Lula, em entrevista após participar da cerimônia.

O presidente também disse que está pleiteando que a COP30 seja no Brasil. "Quem defende a Amazônia vai ter a chance de participar de uma COP no coração da Amazônia."

Lula defendeu que a biodiversidade da Amazônia seja explorada corretamente para gerar renda e criar a "indústria verde". "Precisamos levar em conta que do lado brasileiro moram mais de 25 milhões de pessoas e que essas pessoas querem ter acesso a bens materiais, querem comer, querem passear."

*Terra

Nenhum comentário