PF ameaça deixar segurança de Lula se GSI reassumir comando - Mix de Notícias

Últimas do Mix

PF ameaça deixar segurança de Lula se GSI reassumir comando

Foto: Igo Estrela/Metrópole

Integrantes da cúpula da Polícia Federal ameaçam, nos bastidores, deixar de fazer a segurança de Lula, caso militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) voltem a comandar a segurança pessoal do presidente e de seus familiares.

Em entrevistas a diversos veículos de comunicação nos últimos dias, o novo ministro do GSI, general Marcos Antonio Amaro, afirmou que a segurança do presidente da República passaria novamente a ser responsabilidade da pasta.

As declarações irritaram a cúpula da PF, que diz desconhecer tal decisão. “Seria um retrocesso inaceitável e uma crise entre militares e PF. Se os militares assumirem, sairão todos os policiais da operação”, disse à coluna uma fonte graduada da corporação.

Segundo outro delegado da PF, existem hoje mais de 300 policiais treinados e atuando na segurança de Lula. “Não vejo espaço para militarizar o que em todas as democracias do mundo é feito por policiais”, afirmou esse delegado à coluna.

Até o governo Bolsonaro, a segurança presidencial era comandada pelo GSI. Lula, porém, decidiu que sua segurança seria chefiada pela PF, diante da crise de desconfiança com militares. Desde então, o GSI passou a fazer apenas a segurança patrimonial.

*Metrópoles 

Nenhum comentário