Maio Amarelo: a vida é sempre a melhor escolha - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Maio Amarelo: a vida é sempre a melhor escolha

Por Prefeitura de Manaus – 5, maio, 2023

O Brasil é o terceiro país no mundo com mais mortes no trânsito. São 1,35 milhão ao ano, atrás apenas da Índia e da China. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e estão no relatório Status Report on Road Safety (Relatório de Situação da Segurança Rodoviária). Neste cenário, o Maio Amarelo surgiu como movimento em diversos países, visando à conscientização de todos os envolvidos no trânsito à redução do número de mortes e acidentes nas vias.

A mobilização completa 10 anos e em 2023 tem como tema “No trânsito, escolha a vida”, evidenciando a importância da convivência pacífica entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos que contribuem para a reflexão e adoção de comportamentos mais gentis e seguros nas vias.

Por que o nome Maio Amarelo?

O nome da campanha/mobilização foi escolhido por trazer a cor que simboliza a atenção e a advertência no trânsito, sendo ainda utilizada em placas de sinalização de trânsito, evidenciando, desta forma, também a responsabilidade dos governos.

Por que o laço amarelo é o símbolo do movimento?

Justamente pelo fato de o laço representar a união de todos os setores da sociedade em torno da segurança no trânsito, destacando que cada um tem e precisa cumprir seu papel pela harmonia nas vias.

Mas e você? Cumpre seu papel no trânsito? Tem responsabilidade e respeito pelos demais? Conhece as regras para andar com segurança nas vias?

  • Se você é motociclista: não deixe de usar capacete e outros itens de segurança, obedeça ao limite de velocidade e sinalize com a seta luminosa.
  • Se você é ciclista: use sempre capacete e demais itens, ande sempre no mesmo sentido da via e sinalize ao fazer manobras.
  • Se você é motorista: use sempre cinto de segurança, não consuma bebida alcoólica ao dirigir e obedeça a sinalização.
  • E se você é pedestre: fique atento à sinalização, olhe sempre para os dois lados antes de atravessar, sempre na faixa.

Em Manaus, a prefeitura tem fortalecido as ações de promoção à segurança no trânsito, por meio de ações educativas em empresas, a trabalhadores do transporte coletivo e alternativo, visitas à fábricas e escolas, trabalhando também crianças como agentes propagadoras de boas práticas para o trânsito seguro.

Ao longo de todo o mês de maio, equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizarão abordagens de orientação nas vias e palestras a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Os agentes de educação enfatizam que no trânsito é preciso fazer escolhas, que vão da responsabilidade à imprudência. Mas é importante lembrar que cada escolha tem suas consequências.

Então, faça a sua parte e escolha a vida.

Nenhum comentário