Pesquisa revela que estar em jejum é uma das causas de inaptidão para a doação de sangue no Amazonas
![]() |
Foto: Leonardo Mota/Hemoam |
Além de expor as causas mais frequentes de inaptidão, o estudo também chamou a atenção para as motivações que levam o indivíduo a doar sangue e, ainda, onde está localizada a maior parcela da população que procura o hemocentro para doar. Os dados analisados correspondem ao triênio 2017 – 2019.
A enfermeira da triagem de doadores e autora do estudo, Graciela Rivera Chávez, pontua que o jejum é uma questão cultural, em que as pessoas provavelmente atrelam a doação a um exame de sangue.
“Talvez, por essa cultura, ou até mesmo por falta de conhecimento sobre os requisitos, o doador vem até nós em jejum, ou com uma refeição leve, o que já caracteriza inaptidão. Nesse caso a inaptidão é temporária, de um dia”, informou Graciela, que também é mestre em hematologia.
A segunda maior causa dos impedimentos diz respeito a doenças crônicas, nas quais a hipertensão arterial apresenta maior recorrência. E a variação de parceiros sexuais aparece como terceira maior causadora de impedimentos, no tópico de comportamentos sexuais de risco. Sobre esse critério, o Ministério da Saúde recomenda a inaptidão para quem não tem parceiro sexual fixo, independentemente de gênero.
O perfil sociodemográfico do doador também revelou informações relevantes, entre as principais que, no Amazonas, áreas consideradas nobres possuem maior índice de doadores inaptos e na zona norte está concentrada a maior parcela de doadores da capital.
Quanto à motivação para a doação, a maioria das pessoas doa para “reposição”, ou seja, quando um parente, amigo ou conhecido precisa passar por um procedimento cirúrgico e necessita de transfusão sanguínea.
Apesar de frustrante, o impedimento do candidato à doação precisa seguir as recomendações do Ministério da Saúde. A gerente do setor de triagem e coleta de sangue do Hemoam, Lana Sulamita, acrescenta que na maioria dos casos as inaptidões são temporárias.
“A inaptidão não significa que não queremos o sangue do doador, inclusive, são casos muito raros em que a inaptidão é definitiva. Acontece que, existem restrições regulamentadas pelo Ministério da Saúde, que exigem um processo criterioso de triagem para identificar riscos tanto para o doador, quanto para quem passará pelo ato transfusional, este processo faz parte dos mecanismos de segurança para garantir sangue seguro para todo o Estado do Amazonas”, pontua a gerente.
Nenhum comentário