Petrobras anuncia nova política de preços para combustíveis - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Petrobras anuncia nova política de preços para combustíveis

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil/ Estadão 

 A Petrobras anunciou sua nova política de preços para combustíveis - diesel e gasolina - nesta terça-feira, 16.

Em fato relevante, a estatal informou que a paridade de preço internacional (PPI), que até então era usada para precificar os produtos, deixará de ser uma ferramenta automática para essa finalidade.
A PPI, que era utilizada desde 2016, acompanhava oscilações internacionais do preço do petróleo, não permitindo que o governo interferisse nos valores.

A partir de agora, a nova política terá como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional. Ou seja, o sistema que leva em consideração basicamente as cotações do petróleo no mercado internacional, será substituído por um novo sistema, que leva em conta também o mercado local.

De acordo com a Petrobras, a nova estratégia prioriza o "custo alternativo do cliente", que contempla principais alternativas de suprimento. Dessa forma, segundo a empresa, a nova política garantirá preços em patamar que permitem a realização de investimentos de seu planejamento estratégico.

O fato relevante não traz detalhes de como será o funcionamento da nova política, diz apenas que a nova estratégia usa referências de mercado como o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.
Segundo a estatal, o custo alternativo do cliente "contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos". Já o valor marginal para a Petrobras é baseado "no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia, dentre elas produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino".

Os reajustes de preços da gasolina e diesel continuarão sendo feitos sem periodicidade definida e evitando repasse da volatilidade aos preços, acrescentou a estatal.

O fato relevante ainda afirma que a precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia. "A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado". (*Com informações do Estadão Conteúdo e da Reuters)
*Terra

Nenhum comentário