Prefeitura abre 14ª Semana de Enfermagem e Serviço Social abordando importância do enfermeiro obstetra - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura abre 14ª Semana de Enfermagem e Serviço Social abordando importância do enfermeiro obstetra

Foto: Divulgação / Semsa
A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, realizou a cerimônia de abertura da 14ª Semana de Enfermagem e Serviço Social da unidade. A programação segue até sexta-feira (19) e foi iniciada com uma mesa-redonda abordando o papel do enfermeiro obstetra no parto como estratégia para a redução da mortalidade materna.

Especializados por meio de residência ou de programa de pós-graduação, os enfermeiros obstetras são responsáveis pelos partos normais de pacientes de baixo risco (o chamado risco habitual) e garantem as boas práticas durante todo o processo.

“Nosso objetivo é garantir as boas práticas no atendimento integral à gestante e nos cuidados ao recém-nascido, fortalecendo a iniciativa para a mudança do modelo assistencial com a inserção de enfermeiros obstetras na assistência ao parto e nascimento e, dessa forma, contribuindo para a redução da mortalidade materna”, explicou a enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz, diretora da MMT.

Em 2022, no último concurso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu dez vagas, além de cadastro reserva, para a especialidade Enfermagem Obstétrica. “Esse é um processo que iniciamos ainda em 2018, durante o Projeto do Ministério da Saúde (MS) Apice On, quando enfermeiros obstetras da maternidade participaram de um curso de aprimoramento nas maternidades Alzira Reis, em Niterói, e Carmela Dutra, no Rio de Janeiro”, informou Núbia Cruz. “Agora, estamos muito felizes pois já recebemos os cinco primeiros enfermeiros obstetras concursados para reforçar o cuidado às mães e aos bebês”, comemorou a diretora.

Este ano, a 14ª Semana de Enfermagem e Serviço Social da MMT seguiu o tema estabelecido pelo Conselho Regional de Enfermagem, que é ‘Uma Força para Saúde Brasileira’. “A força que a enfermagem exerce, não é apenas em números, por ser a maior categoria profissional da área da Saúde, com mais de 60 mil profissionais apenas no Amazonas, mas, principalmente, pelo empenho que coloca em todas as suas atividades”, destacou Everton de Freitas Gomes, gerente de Enfermagem da MMT. “E na Moura Tapajóz, não medimos esforços para alcançarmos a melhor assistência de enfermagem possível, por meio de uma educação continuada e permanente sempre atuante”, completou.

Representando a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, elogiou o trabalho realizado na maternidade e destacou a importância do trabalho da equipe multidisciplinar. “A comunicação efetiva entre a equipe multidisciplinar é de vital importância para o processo. E todos nós não só podemos como devemos fazer a diferença nesse processo”, disse o subsecretário. “Todos nós, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, temos que vestir a camisa e jogar como um time vencedor. Porque quem ganha mesmo com isso são os usuários do SUS”, concluiu Djalma.

O representante da Associação Brasileira de Enfermagem seção Amazonas e do Fórum de Entidades de Enfermagem do Amazonas, enfermeiro Elton Aleme, celebrou a recente vitória conquistada pela categoria, com a sanção pelo governo federal, na sexta-feira, 12 de maio, do projeto de lei do piso da enfermagem. A lei redireciona 7,3 bilhões de reais em recursos para o Ministério da Saúde, que será o responsável por repassar os valores a Estados e municípios.

“Serão R$ 139 milhões destinados ao Amazonas, sendo R$ 16 milhões especificamente para Manaus. Isso foi resultado de anos de luta de nossa categoria e é muito importante para nós, porque aqui temos muita gente para cuidar e a valorização do profissional é essencial”, informou Aleme.

Também participaram da mesa de abertura, realizada na manhã de segunda-feira (15), o representante do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, enfermeiro José Iranir do Nascimento; a representante do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Serviço Público do Estado do Amazonas, enfermeira Gabriela da Costa dos Santos; e a representante da equipe de Serviço Social da MMT, assistente social Maria Luíza Chíxaro.

Nenhum comentário