Prefeitura de Manaus promove ação alusiva ao Dia das Mães e ao 18 de Maio a moradores da zona Oeste - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus promove ação alusiva ao Dia das Mães e ao 18 de Maio a moradores da zona Oeste

Foto – Marcely Gomes / Semasc

Dando continuidade à programação do mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e em alusão ao Dia das Mães, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma ação social voltada a moradores Da zona Oeste, no bairro Compensa I, na tarde desta quinta-feira, 11/5.

A iniciativa, que aconteceu na quadra poliesportiva Dom Jackson Damasceno, contou com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que estavam disponibilizando diversos serviços gratuitos à população, como corte de cabelo, manicure, vacinação contra a influenza, orientações sobre a carteira de trabalho digital e encaminhamento para vagas de emprego no Sine.

Somado a isso, no local, os moradores da área puderam assistir a uma palestra do Conselho Tutelar sobre o que fazer caso se deparem com uma situação de abuso sexual de crianças e adolescentes e também tiveram orientações sobre o Cadastro Único, serviço gratuito ofertado pelos Cras.

Elaine Cardoso, coordenadora do Cras Compensa I, ressaltou a importância da ação na comunidade e explicou que durante a manhã também foi realizada uma sensibilização voltada para alunos de escolas públicas na região.

“Reunimos essas pessoas para fazer essa ação de assistência social para alcançar e mobilizar as mães e toda a sociedade sobre a campanha ‘Maio Laranja’. É preciso deixar esse alerta para que possamos dar mais atenção às nossas crianças e adolescentes, porque eles não são só o nosso futuro, são o nosso presente. Além disso também é importante trazer essas informações a este bairro onde vivem muitas famílias em situação de vulnerabilidade, que não tem acesso a muitos serviços”, afirmou.

Para Jucimaria Menezes, diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Semasc, iniciativas como esta são de suma importância, pois a exploração e o abuso infantojuvenil não são problemas que se restringem apenas à assistência social ou às famílias, mas que envolve toda a sociedade.

“Durante todo o mês de Maio, os Cras vão estar desenvolvendo atividades para fortalecer ainda mais a sensibilização no combate ao enfrentamento para a proteção de nossas crianças e adolescentes aqui no município de Manaus. Essas ações são superimportantes porque elas envolvem a comunidade, e além de realizar a sensibilização também estamos divulgando os canais de denúncia onde a população pode estar ligando caso se depare com algum tipo de violência contra crianças e adolescentes”, ressaltou.

Para a dona de casa Elizamara de Abreu, de 34 anos, que participou do evento com os filhos e a sogra, a iniciativa a ajudou a resgatar a autoestima e a se manter mais atenta aos sinais de exploração infantojuvenil.

“Teve muito benefício, gostei muito. A zumba consegue aumentar a autoestima da pessoa, ainda mais de quem tem muito filho, que fica em casa e não tem aquele momento para cuidar de si. Também tirei a minha carteira de trabalho digital e minha mãe cortou o cabelo. A ação foi muito boa”, frisou.

Campanha Maio Laranja

Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio e marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.

A data faz menção à menina capixaba, Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade, no Espírito Santo.

Nenhum comentário