Prefeitura e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus

Fotos – Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, assinaram, nesta terça-feira, 16/5, o Termo de Cooperação Técnica para execução de obras dos sistemas de abastecimento de água e a construção de 48 quilômetros de tratamento de esgoto do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que contemplará os moradores da comunidade da Sharp e do Manaus 2000, localizados na zona Sul. Com a obra, Manaus passa a ter 32% de cobertura de esgoto.

Durante o evento que aconteceu no trecho interditado para a construção do complexo viário da avenida governador José Lindoso, mais conhecida como Torres, David Almeida fez questão de destacar o grande avanço que Manaus teve na ampliação da rede na atual gestão.

Em 2021, a cidade contava com apenas 16% de cobertura de esgoto. Em pouco mais de dois anos, o índice vai passar dos 32%. Agora, o chefe do Executivo municipal afirmou que o objetivo é terminar o seu primeiro ano de gestão com mais de 40% da cidade contando com a cobertura total de esgoto.

“Quando assumimos a prefeitura, nos reunimos com a Águas de Manaus e firmamos essa meta de ampliar a cobertura de esgoto na cidade de Manaus. Em pouco mais de um ano e meio, chegamos a 26%. Com essa obra, vamos para 32% ainda neste ano, e no final do ano que vem, com investimentos da concessionária, da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado, nossa meta é chegar a 43% de cobertura de esgoto”, enfatizou Almeida.

David Almeida aproveitou a oportunidade para citar também que, hoje, são mais de 148 mil famílias em Manaus contempladas com a Tarifa Social. O programa, em 2021, atingia apenas 32 mil famílias.

“Graças a esse avanço, hoje, 99% da população de Manaus tem acesso à água tratada. Isso é um marco. Avançamos graças aos programas sociais como Tarifa Social e Tarifa 10. Assim, conseguimos chegar a comunidades antes esquecidas, além disso, diminuímos a inadimplência da casa dos 30% para apenas 6%. Essa mesma estratégia estamos tentando utilizar no fornecimento de luz”, afirmou o prefeito.

A nova parceria entre os poderes municipal e estadual beneficiará quase nove mil famílias que passarão a contar com um melhor saneamento básico e com um fornecimento de água digno. Para o governador Wilson Lima, Manaus viveu mais um dia histórico.

“Nós vamos atender, com essa obra, praticamente 6,8 mil famílias que nunca tiveram cobertura de esgoto, além de 1,3 mil famílias com o abastecimento de água. Eu fico muito feliz com esse avanço, porque isso representa uma melhora na saúde. Teremos menos pessoas procurando as unidades de saúde para tratamento, principalmente crianças e idosos. Assim, fico muito feliz em saber que estou cumprindo a minha missão como governador, participando deste momento histórico”, salientou Lima.

O governador do Amazonas também anunciou a doação de um terreno localizado no bairro Raiz, zona Sul, para a empresa Águas de Manaus que irá construir, em parceria com a atual gestão municipal, uma nova rede de tratamento. O início das obras está programado para o segundo semestre deste ano.

Participaram também da assinatura do termo, representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena as ações do Prosamin, e que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município (Ageman) e a concessionária Águas de Manaus.

Nenhum comentário