Racismo contra Vini Jr.: governo brasileiro pede providências às autoridades da Espanha e à FIFA - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Racismo contra Vini Jr.: governo brasileiro pede providências às autoridades da Espanha e à FIFA

Foto: Reprodução/ Instagram
O governo brasileiro  emitiu nesta segunda-feira, 22, nota em que "repudia nos mais fortes termos" os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, durante os jogos da La Liga, na Espanha. O governo também pede que as "autoridades governamentais e esportivas da Espanha" tomem providências para punir os autores dos atos de racismo.  

O comunicado foi assinado pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania. Mais cedo, a ministra Igualdade Racial, Anielle Franco, conversou com a imprensa sobre o caso e destacou que o governo pretende notificar a La Liga atráves do Ministério Público (MP) espanhol.


No domingo, durante o segundo tempo entre Real Madrid e Valencia, Vinícius Jr. acusou parte da torcida rival de proferir insultos racistas contra ele, utilizando a palavra "macaco". O jogo foi interrompido por aproximadamente 8 minutos devido a essa situação. 

Ao final da partida,  Vinícius se envolveu em uma confusão com Hugo Duro e acertou um golpe no rosto do jogador do Valencia, resultando em sua expulsão após revisão do VAR. Os operadores do vídeo, porém, omitiram um mata-leão de Hugo no camisa 20 merengue, que se estendeu por cerca de 10 segundos antes do golpe de Vinícius. Vini terminou o jogo sem atender os jornalistas e desabafou nas redes sociais sobre os constantes ataques racistas que sofre na Espanha.  

Nota oficial

Leia abaixo a íntegra da nota de repúdio divulgada pelo governo brasileiro:

"O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

*Terra

 

Nenhum comentário