Vasectomia: por que homens do Amazonas ainda sentem medo de fazer o procedimento? - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Vasectomia: por que homens do Amazonas ainda sentem medo de fazer o procedimento?

Foto: Divulgação
A busca por vasectomia no Amazonas ainda é tímida. De janeiro a abril deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), apenas 91 pacientes se submeteram ao procedimento. Em 2022, o total foi de 217 e 37 em 2021. De acordo com o urologista Flávio Antunes, os números revelam que, apesar do procedimento ser menos invasivo que a laqueadura, os homens ainda enfrentam preconceito e muitas dúvidas sobre a possibilidade real de gravidez depois do procedimento.

"Mesmo sendo um método de alta eficiência e procura, os homens ainda se questionam se é seguro ou qual a desvantagem da vasectomia. É importante destacar que a cirurgia não altera nenhuma das características da função sexual. Essa é uma das principais preocupações do homem. Tanto a ereção como o orgasmo e o volume ejaculado permanecem praticamente inalterados.  

Enquanto poucos homens fizeram a vasectomia no Amazonas nos últimos anos. A laqueadura ainda é bastante procurada pelas mulheres. De janeiro a abril deste ano, 149 mulheres já realizaram o procedimento. Em 2022, foram 442 e, em 2021, 171 procedimentos. 

A vasectomia consiste no corte de 1 cm a 2 cm e na ligadura ou remoção de um segmento dos ductos. Flávio Antunes explica que esses canais são responsáveis por conduzirem os espermatozoides fabricados nos testículos e nos epidídimos para formarem o sêmen (ou esperma). A cirurgia dura cerca de 40 minutos e a eficácia é de 95%. O homem fica de repouso, dependendo da sua atividade, dois dias de repouso.  

"A vasectomia também é uma boa alternativa para homens cujas parceiras possuem problemas de saúde e não podem tomar anticoncepcionais. Alguns homens não se importam com o fato de suas parceiras realizarem a laqueadura, mas se recusam a fazer a cirurgia de vasectomia com medo de se tornarem impotentes. Isso mostra como eles estão desinformados acerca deste procedimento tão simples. A vasectomia não ocasiona queda da libido masculina, não influencia a capacidade de se sentir prazer durante a relação sexual, não causa impotência ou afeta sua habilidade de ereção e ejaculação"

Ainda segundo Flávio Antunes, é importante salientar que o paciente não se torna infértil logo após a realização da cirurgia.

"A gente recomenda o uso de outros métodos contraceptivos, como a camisinha, entre as próximas 10 e 16 ejaculações do paciente ou 3 meses. Isso é necessário porque pode haver espermatozóide nos canais que transportam os espermatozoides".

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a cirurgia de vasectomia. Em agosto do ano passado, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 390/21 que definiu as seguintes mudanças:


O que mudou?

1 - A idade mínima para realizar os procedimentos passam de 25 para 21 anos 

2 - O limite de idade não é necessário para pessoas com dois filhos vivos. 

3 - Não é mais exigido o consentimento do cônjuge para realizar os procedimentos. 

4 - Segue em vigor o prazo mínimo de 60 dias para manifestar o interesse e a sua realização. 

5 - Pedidos de laqueadura para o momento da cesariana também devem ser feitos 60 dias antes do parto.


Como solicitar?

Quem quiser fazer laqueadura ou vasectomia pode solicitar pelo SUS. É preciso expressar a vontade na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário