Violência policial: estudante luta para provar inocência após ser tratado como bandido em Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Violência policial: estudante luta para provar inocência após ser tratado como bandido em Manaus

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
O jovem Yan Cesar de Moraes, de 18 anos, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Mix de Notícias, para falar sobre a vi0lência policial que sofreu durante uma abordagem ao ser acusado sem provas e injustamente de ass4lto dentro de um ônibus da linha 652, em Manaus.

Yan é estudante de Direito de uma faculdade particular da cidade, e afirmou que foi impedido de ir para suas aulas por conta da repercussão das imagens, e que chegou a receber mensagens de ameaças e discurso de ódio nas redes sociais, após a repercussão de um vídeo onde é empurrado por policiais dentro do ônibus, e é acusado de ser um dos assaltantes.

Segundo ele, tudo aconteceu no momento em que pegava um ônibus para voltar para casa depois da aula, e que em poucos momentos após entrar no coletivo na frente de um shopping, foi enquadrado pela Polícia como se fosse um criminoso, após ser apontado como um dos assaltantes pelo próprio suspeito. 

"Eles estavam no ônibus antes de eu entrar, logo depois, eles me acusaram, o suspeito foi pego com a arma de fogo, e eles me acusaram. Os bandidos, os assaltantes me acusaram, apontou para mim e para o moço. Logo depois fomos agredidos, algemados, tratados que nem bandidos. Me causa revolta isso", declarou o estudante.

O jovem aproveitou a oportunidade para dar um recado sobre a importância de uma maior atenção sobre notícias sensacionalistas que podem prejudicar vidas de inocentes.

"Eu quero que as pessoas realmente tenham certeza antes de repostar uma notícia, que pode prejudicar o caráter de uma pessoa, meu caráter está envolvido e minha segurança também", finalizou. 

Após a ocorrência, o jovem efetuou um registro de denúncia na corregedoria de Segurança alegando sua inocência e comunicando a violência sofrida dentro do ônibus. 

Veja o documento:



Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para pedir uma justificativa e esclarecimentos sobre o ocorrido. Fomos informados de que Yan é inocente, e que um dos assaltantes realmente foi capturado com uma arma de fogo, e que outras duas pessoas foram detidas, mas como eram inocentes, foram liberadas.

"O indivíduo que portava o armamento foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e os demais foram liberados, entre eles o jovem que aparece nas imagens. A PMAM reforça que a abordagem seguiu os procedimentos e ressalta que qualquer cidadão, que se sinta prejudicado durante abordagem policial, pode procurar a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da Polícia Militar para a devida investigação dos fatos e tomadas das medidas cabíveis", diz a nota.

Nenhum comentário