Wilson Lima culpa 'falta de orçamento em todo o Brasil' para reajustar salário de professores no AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Wilson Lima culpa 'falta de orçamento em todo o Brasil' para reajustar salário de professores no AM

Foto: Montagem/Victória Cavalcante/Mix de Notícias
Pressionado pela greve dos professores, o governador do Amazonas Wilson Lima (UB), culpou a falta de 'orçamento em todo o Brasil', para segurar o reajuste salarial dos professores estaduais que cobram 25% a mais pelos serviços prestados a sociedade.

Durante uma entrevista para um portal local, Lima afirmou que 'existe uma dificuldade orçamentária que o Brasil todo está enfrentando'.

Wilson ainda comparou o Amazonas com outros estados ao justificar a ausência da correção anual reivindicada pelos professores. "Se você pegar os estados, não tenho notícias daqueles que estão fazendo algum tipo de reajuste ou dando data-base. Todos eles estão tentando fazer arranjos, como o estado do Amazonas, para poder fechar as contas", disse.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), os profissionais querem o reajuste salarial de 25%, os pagamentos das datas-base referentes aos anos de 2022 e 2023, além do retroativo de 2020 e 2021, com ganho real acima do índice da inflação.


Justiça

É de conhecimento público que na última segunda-feira (15), o governador entrou com um pedido na Justiça do Amazonas, que foi aceito pelo desembargador Domingos Chalub, para proibir os professores da Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas) de iniciarem a greve.

Na ação civil pública com pedido de concessão de tutela de urgência, o Estado argumentou que o número de professores na assembleia geral da categoria é “ínfimo” em relação ao universo de mais de 30 mil associados ao sindicato, o que, segundo o autor da ação, tornaria ilegítima a decisão pela greve.

Na decisão o desembargador estabeleceu multa diária de R$ 30 mil enquanto durar a paralisação.

*Victória Louzada - Mix de Notícias

Nenhum comentário