EMBOABAS: Outro supermercado é alvo de operação e dono da empresa é 'conhecido' da PF - Mix de Notícias

Últimas do Mix

EMBOABAS: Outro supermercado é alvo de operação e dono da empresa é 'conhecido' da PF

Foto: Reprodução
Cristiano da Silva Cordeiro, empresário e proprietário da rede de supermercados ‘Big Amigão’ e dono da ‘Big Trading e Empreendimentos Ltda’, é um dos alvos da Operação “Emboabas”, realizada nesta quarta-feira (20).

A Operação Emboabas, identificou indícios de contrabando de ouro para Europa após a prisão em flagrante de pessoa que transportava 35 kg de ouro, e pretendia entregar a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.

A investigação revelou que a organização criminosa adquire ouro de terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas e, por meio de fraude, declara que o ouro foi extraído em permissões de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituídas. Também foi identificado que o alvo principal realiza o esquentamento do ouro através de um austríaco que se naturalizou brasileiro e afirma ter mais de mais R$ 20 bilhões em barras de ouro em um suposto país independente que, segundo as investigações da PF, esse país não existe e foi criado pelo próprio investigado.

O empresário Cristiano da Silva Cordeiro foi alvo de um mandado de busca e apreensão da PF durante a ação desta quarta-feira (20), mas já havia sido alvo de outras operações da Polícia Federal na capital.

Histórico: 

Em 2006, Cristiano da Silva Cordeiro foi condenado na Operação Saúva, que investigou compras superfaturadas de alimentos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Exército brasileiro, pelo governo estadual e pelas prefeituras de Manaus e Presidente Figueiredo, no interior do estado. Na época, o empresário era considerado a “saúva-rainha” pela PF, sendo proprietário do grupo de empresas com maior movimentação no esquema, incluindo a Gold Distribuidora de Alimentos, a Norte Distribuidora, a Distribuidora Petrolina, a Global Logística e a Big Norte.

Nenhum comentário