Inmet prevê chuvas intensas com rajadas de ventos e trovoadas no AM
Foto: Divulgação/Youtube |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta nesta sexta-feira (22) sobre a previsão de chuvas intensas para Manaus e mais oito municípios do Amazonas nas próximas horas. Conforme o órgão, a previsão é de chuva entre 40 e 20 mm/h, 30mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos 40-60 km/h.
Segundo o órgão, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O sistema ainda indica a presença de nuvens convectivas com potencial desenvolvimento de pancadas de chuvas com possibilidade de rajada de ventos, trovoadas e acumulado pontual de chuva. Abrangendo o município de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), com potencial evolução para Manaus, Careiro da Várzea; Careiro; Autazes; Iranduba; Manacapuru; Rio Preto da Eva; Manaquiri; Novo Airão.No momento, os municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Apuí, apresentam normalidade.
Já nos municípios de Lábrea, Tapauá, Beruri e Canutama, Manaus, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, Anamã, Anori, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba, Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Parintins e Maués, a previsão é de alerta amarelo (Atenção).
Os Municípios em estado de Alerta Laranja são Boca do Acre, Pauini, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Borba, Guajará, Carauari, Juruá, Tabatinga, Tonantins, Alvarães, Fonte Boa, Maraã e Japurá.
Em alerta de Emergência estão os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio de Içá, Envira, Itamarati, Eirunepé, Ipixuna, Tefé, Coari, Jutaí e Uarini.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Nenhum comentário