Saúde alerta a população para prevenção contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Amazonas - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Saúde alerta a população para prevenção contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Amazonas

 

FOTO: Divulgação / FVS-AM

A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-A) divulgou, na última sexta-feira (29), uma nota técnica direcionada aos profissionais de saúde do estado, com orientações claras sobre a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A medida visa enfrentar o período sazonal dessas doenças, que coincide com o período chuvoso na região, normalmente entre os meses de outubro a maio, podendo se estender até junho.

A Nota Técnica nº 23/2023 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) destaca a importância da definição de casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e febre do mayaro, além de orientar sobre o fluxo de notificação e a notificação compulsória imediata de óbitos. A nota também ressalta a importância da vigilância laboratorial e da educação em saúde.

O combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dessas arboviroses, demanda a participação ativa das esferas municipais, em conjunto com a população, em uma mobilização efetiva contra a proliferação do mosquito.

Na mesma sexta-feira, a FVS-RCP divulgou um alerta epidemiológico sobre o período de alta transmissão das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti no estado. O alerta destaca a urgência de medidas preventivas durante esse período crítico. O documento pode ser acessado através do link

Em dados atualizados até 16 de dezembro de 2023, foram notificados no Amazonas 16.289 casos de dengue, 509 casos de Chikungunya e 321 casos de zika, todas transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para conter o avanço dessas doenças, a FVS-RCP realiza o monitoramento constante dos casos notificados, identificando os municípios com alta, média e baixa incidência do mosquito. Além disso, são promovidas capacitações para profissionais de saúde sobre o manejo clínico, ações de controle vetorial nos 62 municípios do interior e a publicação mensal de um panorama epidemiológico da dengue no estado.

A principal forma de transmissão dessas arboviroses ao ser humano é vetorial, ocorrendo pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo humano-vetor-humano. Essa espécie está distribuída geralmente em regiões tropicais e subtropicais.

A Secretaria de Saúde do Amazonas reforça a importância da colaboração de toda a sociedade no combate ao mosquito, adotando medidas simples, como eliminação de criadouros e uso de repelentes, para evitar a propagação dessas doenças que representam um sério risco à saúde pública.

Nenhum comentário