VÍDEO: Câmeras instaladas em casa eram usadas para monitorar patrulhamento dos policiais na Compensa, diz PM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

VÍDEO: Câmeras instaladas em casa eram usadas para monitorar patrulhamento dos policiais na Compensa, diz PM

Foto: Reprodução
Câmeras de segurança flagraram policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) mandando moradores retirarem câmeras de segurança de uma casa localizada na zona Oeste de Manaus, durante a última sexta-feira (29). Porém, de acordo com a Polícia Militar, os equipamentos eram usadas por criminosos para monitorarem o patrulhamento dos policiais na região.

Veja vídeo:

Na gravação é possível ver os agentes de segurança andando na rua em busca de câmeras de segurança, e ao identificar uma delas, os policiais entram na residência, perguntando quem seria o dono do local. Em seguida, o PM manda os moradores retirarem as câmeras em até 1 hora, ou então, todos seriam presos.

“Vocês tem um dia para tirar esse [palavrão] daqui, senão eu vou arrebentar a cara de vocês, seus [palavrão]. Tira agora, vocês tem uma hora. Se eu voltar e estiver aqui, vou levar todos vocês presos. […] Tira essa [palavrão] agora”, diz o PM.

Em resposta, a Polícia Militar informou que as câmeras possuem o intuito monitorar a rotina das equipes policiais no local, para facilitar a execução de atividades criminosas.

Veja:



Nota

Em nota, a Polícia Militar informou que a equipe da 8ª Cicom atendeu denúncias de moradores, informando que câmeras de segurança estão sendo instaladas em residências, com o intuito de monitorar a rotina das equipes policiais para facilitar a execução de atividades criminosas. 

Ainda segundo a PM, as denúncias apontam que entre essas atividades estão possíveis ataques contra a integridade física dos policiais militares, que fazem patrulhamento naquela região e já sofreram atentados como o registrado em dezembro de 2023, quando uma viatura da 8ª Cicom foi alvo de disparos por criminosos. 

Quanto à ação registrada em vídeo, a corporação ressaltou que vai apurar “possíveis excessos cometidos nessa ocorrência e que preza pelo respeito mútuo entre a população e seus agentes, no trabalho de garantir a segurança pública da sociedade“.

A Constituição Federal considera a casa um local “inviolável do indivíduo” e que ninguém pode nela entrar “sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.


Nenhum comentário