Trump e Zelensky se reúnem neste domingo para negociar fim da guerra da Ucrânia
![]() |
| Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Mandel NGAN / AFP |
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, se reunirão neste domingo, 28, na residência do republicano na Flórida. O objetivo do encontro é discutir soluções para encerrar a guerra entre russos e ucranianos, que dura desde fevereiro de 2022.
Na véspera da reunião, a Ucrânia foi alvo de mais de 500 drones e 40 mísseis enviados pela Rússia, um dos maiores ataques do ano. Em reação, Zelensky afirmou que Vladimir Putin é um “homem de guerra” que “realmente não quer a paz”.
A declaração foi dada durante visita ao Canadá, onde o presidente ucraniano se reuniu com o primeiro-ministro local, Mark Carney, para discutir o avanço nas negociações diplomáticas pelo encerramento do conflito. “No domingo, após a reunião com o presidente Trump, continuaremos esta conversa”, disse.
A versão mais recente do plano de paz proposto pelos EUA incluiu a reafirmação da soberania de Estado ucraniana, garantias de sanções e proteção da Otan (Organização do Atlântico Norte) em caso de nova invasão russa e inclusão da Ucrânia na União Europeia. Os termos são considerados complexos.
Na sexta-feira, 26, em entrevista ao site americano Politico, Trump afirmou que o presidente da Ucrânia não tem “nada de concreto” até sua aprovação e que nutre expectativas positivas para a reunião deste domingo.

Nenhum comentário