Prefeitura de Manaus intensifica combate ao descarte irregular de pneus
![]() |
Foto: divulgação |
A iniciativa contou com duas frentes simultâneas: enquanto uma equipe recolhia pneus abandonados em pontos recorrentes de descarte, outra realizava ações educativas diretamente nas borracharias, orientando comerciantes sobre os riscos e as responsabilidades legais do armazenamento e exposição inadequada desses materiais.
“Temos encontrado muitos pneus sendo usados como expositores no meio-fio, o que além de comprometer a estética urbana, representa um sério risco à saúde pública”, alertou o secretário da Semulsp, Sabá Reis. “Esse trabalho que estamos fazendo segue a orientação do prefeito David Almeida, que tem cobrado de toda a equipe atenção redobrada para combater esse tipo de prática, que precisa ser eliminada do cotidiano da cidade”, complementou.
Riscos à saúde e ao meio ambiente
O acúmulo de pneus em áreas abertas é um dos principais fatores de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com sua estrutura que facilmente retém água, pneus abandonados se tornam criadouros perfeitos para o mosquito, colocando em risco a saúde da população e pressionando ainda mais os serviços de saúde pública.
Além dos riscos sanitários, o descarte irregular compromete a drenagem urbana, podendo obstruir bueiros e igarapés, e, quando queimados, os pneus liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e o ar.
Destinação correta e alternativas
A prefeitura reforça que o município possui parcerias com empresas de reciclagem que adquirem pneus inservíveis para reaproveitamento industrial, o que transforma um passivo ambiental em oportunidade econômica. “O que falta, muitas vezes, é a consciência. Existem alternativas. A cidade não pode mais ser usada como vitrine ou lixeira para pneus descartados”, enfatizou Sabá.
A Semulsp lembra que os comerciantes são responsáveis pelo descarte adequado dos materiais que comercializam. A exposição de pneus nas calçadas ou meio-fio é considerada infração, e os itens podem ser recolhidos pelo poder público.
Apelo direto
A ação deste sábado deixa um recado claro aos borracheiros e comerciantes de pneus: é preciso cumprir o papel de parceiro na construção de uma Manaus mais limpa, saudável e sustentável. A Semulsp continuará com ações regulares, combinando fiscalização, recolhimento e diálogo com os empreendedores locais.
“Nosso compromisso é com uma cidade que respeita o meio ambiente e cuida da saúde das pessoas. Estamos fazendo a nossa parte e contamos com a colaboração de todos”, finalizou o secretário Sabá Reis.
Nenhum comentário