Docente e aluna da UEA conquistam 3º lugar em concurso de artigos científicos do TCE-AM
![]() |
| Foto: divulgação |
O artigo intitulado “Tribunais de contas inteligentes: fiscalização algorítmica e o uso de TICs na transformação da gestão pública” de autoria da aluna do MBA em Gestão Financeira e Contábil no Setor Público da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Danielle Simas, conquistou o 3º lugar no Concurso de Artigos Científicos do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O trabalho, orientado pela Prof.ª Dra. Lucilene Florêncio Viana, em colaboração com o Prof. Dr. Ricardo Sales, ficou entre os melhores artigos produzidos na segunda edição da premiação.
Graduada em Direito, Danielle Simas, destacou que o trabalho despertou o interesse em compreender o nível de maturidade no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), especialmente relacionados à Inteligência Artificial (IA), como ferramenta de apoio às atividades de controle.
A estudante afirma que o trabalho foi essencial para possibilitar uma visão macro do cenário nacional, uma vez que a pesquisa abrangeu todas as unidades federativas. “Uma das principais dificuldades enfrentadas durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi a ausência de informações consolidadas sobre o tema. Não havia uma base de dados centralizada que permitisse uma análise integrada, o que exigiu a realização de uma pesquisa individualizada em cada estado da federação”, reforçou.
A premiação foi realizada no dia 5 de novembro. A conquista reafirma o compromisso da UEA com a formação de profissionais qualificados e com o incentivo à produção científica na região.
Revista científica
Durante o evento, também foi lançado o primeiro volume da Revista Científica do TCE-AM, reunindo representantes de diversos estados do país incluindo conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, servidores, pesquisadores e gestores públicos.
A cerimônia ocorreu no auditório da Corte de Contas, reforçando o papel da Revista Científica do TCE-AM como referência para a comunidade acadêmica e para o próprio Tribunal, ao promover a reflexão sobre o conhecimento técnico e científico aplicado ao controle externo.
A programação contou ainda com a palestra do procurador-geral do Ministério Público de Contas da Paraíba, Dr. Marcílio Toscano Franca Filho, intitulada “O Patrimônio Histórico como Patrimônio Público: Tribunais de Contas e Meio Ambiente Cultural”. O palestrante destacou a relevância das Cortes de Contas na proteção do patrimônio histórico e cultural e sua relação direta com a boa gestão pública. Além disso, os autores do primeiro volume da revista apresentaram seus artigos ao público.

Nenhum comentário