Fluminense atropela o São Paulo no Maracanã e garante vaga na Libertadores - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Fluminense atropela o São Paulo no Maracanã e garante vaga na Libertadores

Matheus Martins comemorando o gol ao lado de Canobbio. Foi o segundo a marcar pelo Fluminense contra o São Paulo no Maracanã — Foto: Lucas Merçon / Fluminense

O Fluminense tinha como objetivo ao menos empatar com o São Paulo, no Maracanã, , na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, para garantir a vaga na pré-Libertadores de 2026. Mas o que os torcedores tricolores viram nesta quinta-feira foi uma apresentação soberana do tricolor carioca, que atropelou os visitantes ainda na na etapa inicial, fazendo três, e controlando com contra-ataques fatais no segundo tempo, completando o placar de 6 a 0. Os gols foram de Canobbio (2), Matheus Martinelli, Nonato e John Kennedy e Serna.

Esta foi a maior goleada do Fluminense no confronto com o São Paulo, a anterior era um 7 a 2 do tricolor carioca em 1960 pela Copa Rio-São Paulo. Com o resultado, a equipe subiu duas posições (quinto), com 58 pontos, ultrapassando o Bahia (agora sétimo, com 56 pontos) e Botafogo (agora sexto, com os mesmo 58, mas uma vitória a menos) e chegando a quinta classificação à Libertadores em seis anos.

O tricolor carioca não apenas se garantiu na pré-Libertadores como, com a quinta posição, conseguiu a vaga na fase de grupos. Enquanto o visitante, oitavo, com 48, dependia de uma vitória para seguir com chances na reta final. Agora, a única forma do São Paulo se classificar é com um possível título do Fluminense ou Cruzeiro na Copa do Brasil — o resultado faria o G7 se tornar G8.

O próximo duelo do Fluminense será com o Grêmio, no Sul, às 21h30, na terça-feira, e o último contra o Bahia, dentro de casa, no domingo (7). Na próxima rodada, o São Paulo enfrentará o Internacional às 20h, na quarta-feira, na Vila Belmiro.

Primeiro tempo avassalador

Antes de iniciar o duelo, os mandantes tiveram um pequeno susto: o capitão e referência Thiago Silva sentiu um incômodo no joelho direito no aquecimento. O zagueiro, assim como o meia Lucho Acosta, já havia sido poupado no jogo anterior, contra o Palmeiras, na 35ª rodada, para evitar lesão. Mas não passou de um pequeno susto e o jogador foi para campo.

Em cruzamento de Samuel Xavier, a bola resvalou na mão de Alan Franco e o juiz marcou a penalidade logo no início da partida. O uruguaio Canobbio encheu o pé e bateu no meio, abrindo o placar aos oito minutos da primeira etapa.

Mesmo saindo atrás no placar, o time treinador por Hernán Crespo não se intimidou e passou a ser mais agressivo em campo. No entanto, essa ofensividade acabou sendo usada contra a equipe quando, após um erro na saída de bola do meia Pablo Maia, o tricolor carioca contra-atacou rapidamente uma defesa que estava postada no ataque para criar jogadas.

Na transição, a bola parou nos pés de Samuel Xavier que cruzou para a cabeçada de Everaldo. A finalização bateu em um defensor do São Paulo, mas o rebote ficou à feição para Matheus Martinelli só empurrar para o gol vazio.

Quando um revés atingiu o sistema de Zubeldía, com a saída precoce do meia Hércules — que sentiu um desconforto — substituído por Nonato, parecia que a maré boa poderia acalmar, mas não foi o que aconteceu.

Com o segundo gol, o São Paulo arrefeceu e o Fluminense não perdoou. Em seu primeiro lance em campo, o próprio jogador roubou a bola do São Paulo no campo de defesa e iniciou o ataque pela esquerda. Serna recebeu e conduziu até a entrada da área, passando de volta para Nonato, que driblou lindamente o zagueiro Ferraresi e chutou por baixo das pernas do goleiro.

Um irreconhecível São Paulo foi presa fácil para o Fluminense, que seguiu estocando finalizações com Everaldo, Lucho e Serna, que perdeu de cara com o goleiro. Só não foi um lance mais inacreditável do que o companheiro de ataque Canobbio, que recebeu uma bola desatenta do defensor são paulino e ficou com tempo e espaço para pensar antes da chegada do goleiro, mas acertou o travessão.

Na volta do intervalo, Crespo promoveu mudanças que equilibraram o jogo. O São Paulo diminuiu os erros na saída de bola e passaram a habitar mais o campo de ataque, chegando a finalizar e obrigar Fábio a trabalhar, diferentemente do que ocorreu no primeiro tempo.

Mas a equipe continuou sofrendo os contra-ataques fatais do time da casa. Em uma dessas chegadas, Lucho deixou Serna em ótima posição para finalizar, mas o chute colocado do colombiano parou nas mãos de Young, com outra grande defesa.

O goleiro, no entanto, não conseguiu defender o lance seguinte. Canobbio acertou um belo lançamento em Serna, que tocou para John Kennedy. O atacante recebeu a bola já driblando o marcador com o primeiro toque e comemorando o gol no segundo, após um forte chute no canto esquerdo do goleiro.

Ao final, para consagrar a melhor partida com a camisa tricolor, Canobbio ainda ampliou o placar ao receber um passe açucarado e ficar de cara com o goleiro para fazer o segundo do dia e quinto do Fluminense.

Aos 42 minutos do segundo tempo, Serna ainda completou o placar ao só empurrar para o gol o passe de Soteldo fechando a vitória acachapante do Flu dentro de casa.

*Extra

Nenhum comentário