Presidente Jair Bolsonaro é preso em operação relâmpago autorizada por Moraes
![]() |
| REUTERS/Diego Herculano |
A Polícia Federal cumpriu, na manhã deste sábado (22), uma ordem de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua residência, em Brasília. A decisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após solicitação da própria PF.
A medida não se refere à execução da pena de 27 anos e três meses imposta anteriormente ao ex-chefe do Executivo por tentativa de golpe de Estado, mas trata-se de uma ação preventiva tomada diante de novos desdobramentos investigativos.
Por volta do amanhecer, veículos descaracterizados da PF entraram no condomínio localizado no Jardim Botânico, onde Bolsonaro vive. O ex-presidente foi conduzido à Superintendência da PF e chegou ao local por volta das 6h35.
Fontes internas da corporação afirmam que o pedido de prisão foi motivado pela convocação de uma vigília em frente ao condomínio, organizada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o que teria elevado o risco de tumultos e interferência nas investigações em andamento.
Após ser detido, Bolsonaro passou por exame de corpo de delito no Instituto Nacional de Criminalística da PF, como prevê o procedimento padrão.
A decisão de Moraes será analisada pela Primeira Turma do STF, que fará um referendo em sessão virtual extraordinária programada para a próxima segunda-feira (24).

Nenhum comentário