Amazonas deve retirar prova de baliza da CNH e permitir exames com carros automáticos
![]() |
| Foto: reprodução |
O Amazonas está entre os estados que avançam para excluir a prova de baliza dos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após a publicação de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro do ano passado. A nova regra, que já começou a ser aplicada em São Paulo, passa a valer em todo o país.
Com a mudança, o exame prático deixa de exigir a manobra de baliza e passa a priorizar a circulação do veículo em vias públicas, avaliando itens como conversões corretas, uso adequado das setas, paradas em locais permitidos e condução segura. No caso de São Paulo, duas faltas consideradas eliminatórias relacionadas à baliza foram oficialmente retiradas do teste. O Amazonas, assim como Santa Catarina, está em fase de adequação para aplicar o novo modelo.
Outra novidade é a autorização para que candidatos realizem a prova prática utilizando veículos com câmbio automático, medida que reconhece o crescimento desse tipo de automóvel no Brasil. A mudança também dialoga com projetos de lei que propõem a criação de uma habilitação específica para veículos automáticos.
Além das alterações no exame prático, o governo federal anunciou outras propostas que impactam diretamente o processo de habilitação, como o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, a possibilidade de realizar os testes com veículo próprio e a renovação automática da CNH para condutores que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses — com exceção de motoristas acima de 70 anos.
De acordo com o Contran, o conjunto de mudanças busca ampliar o acesso à CNH em estados como o Amazonas, sem abrir mão da segurança no trânsito, reforçando a avaliação do comportamento do condutor em situações reais de circulação.

Nenhum comentário