Câncer de intestino: entenda a doença que levou à morte ator de Dawson’s Creek
O ator James Van Der Beek, mais conhecido pela série Dawson's Creek (1998-2003), morreu nesta quarta-feira, 11, após uma longa jornada de luta contra um câncer colorretal estágio 3. A doença foi diagnosticada inicialmente em novembro de 2024 e é a mesma que vitimou Preta Gil no ano passado. 
Foto: Reprodução/Instagram/vanderjames
O câncer colorretal é uma doença que se desenvolve no cólon e no reto, estruturas do intestino grosso responsáveis por funções como a absorção de água e minerais, além da formação das fezes.
Na maioria dos casos, esse tipo de câncer tem origem em alterações benignas chamadas pólipos, que surgem na parede do intestino. Quando identificados precocemente, esses pólipos podem ser removidos antes de evoluírem para um tumor maligno.
No Brasil, o câncer de cólon e reto é o segundo tipo mais comum, tanto em homens quanto em mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima cerca de 44 mil novos casos anuais desse tipo de câncer, sendo aproximadamente 70% deles malignos. Confira abaixo quais são os principais sintomas e tratamento da doença.
O que causa o câncer de intestino?
Segundo o Inca, a maioria dos casos não tem causa conhecida. A doença ocorre mais em pessoas que:
Têm excesso de gordura corporal;
Consomem carnes vermelhas, como carne de vaca, porco e cordeiro, acima da quantidade recomendada; Consomem carnes processadas, como bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça;
Têm uma alimentação pobre em fibras;
São fumantes e consomem bebida alcoólica;
Não fazem atividade física (sedentarismo).
Sinais de alerta
Sangue nas fezes;
Mudança do hábito intestinal (diarreia e constipação);
Dor ou desconforto abdominal;
Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas);
Fraqueza e anemia;
Perda de peso sem causa aparente;
Massa (tumoração) abdominal.
Qual é o tratamento?
O tratamento do câncer colorretal varia conforme o estágio da doença e a localização do tumor. De modo geral, as abordagens terapêuticas mais utilizadas são a cirurgia, indicada para a retirada do tumor, além da radioterapia e da quimioterapia.
Nenhum comentário