Prefeitura de Manaus promove retorno seguro às aulas presenciais a partir desta segunda (23) - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus promove retorno seguro às aulas presenciais a partir desta segunda (23)



Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), retoma, nesta segunda-feira, 23/8, as aulas presenciais nas unidades de ensino, após um ano e meio sem a presença de alunos no ambiente escolar. O retorno tem respaldo dos órgãos de saúde e foi discutido pelos profissionais da educação em encontros com todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria, a fim de garantir a segurança de todos, alinhada ao ensino de qualidade e alimentação saudável. 

“Consultamos todos os órgãos de saúde e este é o momento de promover o retorno seguro. Seguindo a orientação do prefeito David Almeida, de alinhar a excelência na educação às medidas de segurança, vamos continuar tendo os cuidados do uso da máscara, distanciamento, as pias para lavar as mãos com sabão, a utilização do álcool em gel, e sinalização, cumprindo todos os protocolos sanitários, para darmos continuidade ao trabalho, pois há uma perda de aprendizagem muito grande aos alunos de todo o Brasil”, pontua o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.

 As escolas que não estiverem adequadas não devem retornar, com isso, o início das aulas presenciais no próximo dia 23, deve acontecer em 390 unidades educacionais, com 196.471 alunos. Outras 29 escolas continuam no sistema híbrido (com 27.548 alunos), e  as demais 88 não retornam, permanecendo no com ensino remoto (com 27.834 alunos).

A edição nº 5.167, do Diário Oficial do Município (DOM), desta sexta-feira, 20/8, traz o decreto nº 5.126/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, que ampara o retorno das atividades presenciais, no âmbito da rede municipal de ensino.

 Aprovação

A professora Danielle Gomes, que leciona no 5º ano no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte, sabe bem o que as crianças estão sentindo longe da escola há mais de 1 ano. Segundo a educadora, os alunos precisam retornar ao ambiente escolar.

“Os alunos querem e necessitam do retorno das aulas 100% presenciais, eles já estão exaustos do ensino remoto, a casa de muitos não oferece um ambiente preparado para o desenvolvimento da aprendizagem, por isso necessitam e querem bastante o retorno. Afinal a escola é o ambiente preparado e capacitado para o desenvolvimento educacional”, avalia a professora.

Brena Vieira, mãe do aluno Santiago Vieira, de 10 anos, do 5º ano do Cime Viviane Estrela, também defende a volta presencial. “É muito difícil acompanhar os estudos do meu filho, muitas vezes a internet não está boa. Nesse período fiquei muito preocupada com a aprendizagem dele, porque eu também tinha dificuldade em alguns assuntos, por isso apoio totalmente o retorno das aulas presenciais e ele também quer voltar para escola, sente falta desse contato com os amigos e professora”, comenta a mãe.

De acordo com Miracy Gomes, mãe da aluna Hyrla de Mattos, também do 5º ano, quando as aulas foram suspensas por conta da pandemia, a maior preocupação foi em relação aos estudos e o futuro da filha. “Não foi fácil esse um ano com estudo a distância, ela estava no 4º ano e eu me vi no dever de orientá-la em casa, me dividindo entre trabalhar e ensinar, e muitas vezes eu não conseguia ajudar como devia, por isso sou totalmente a favor da aulas 100% presenciais e ela também está na expectativa”, afirma Miracy.

 Segurança

Para garantir o retorno seguro às aulas, a Semed firmou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, lançando o programa “Wash”, que vai beneficiar unidades de ensino localizadas em áreas de vulnerabilidade social, com material higiênico e educativo para auxiliar no combate e prevenção à Covid-19, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que determina o distanciamento entre os alunos, o uso de máscaras e constante higienização.

 Vacinação

Aproximadamente 15 mil trabalhadores da rede municipal de ensino tomaram a primeira dose da vacinação contra o novo coronavírus, e mais de 4,2 mil receberam a segunda dose do imunizante.

 Monitoramento

A Semed criou um comitê intersetorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que monitora, entre outras coisas, o número atual de infectados e o índice de propagação do vírus em cada zona da cidade. O grupo de trabalho, dividido em seis eixos (Pessoal, Controle Epidemiológico, Comunicação, Infraestrutura, Logística, Tecnologia e Pedagógico), realiza estudos para adequação das unidades de ensino, com a aplicação de cartazes e adesivos com informações sobre o distanciamento social e de prevenção à Covid-19. Profissionais e alunos que testarem positivo serão afastados das atividades presenciais.

De acordo com as Diretrizes Técnico-Pedagógicas para atendimento presencial e remoto da Semed, os estudantes amparados por atestados/laudos médicos ou decisões judiciais, para não retornarem às atividades escolares presenciais, serão atendidos por meio de Planos de Estudos Individuais (PEIs).

Nenhum comentário