Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus inicia curso sobre plano diretor voltado a profissionais e estudantes da área urbanística

Foto: Dantas Neto/Arquivo Semcom
Inicia nesta segunda-feira (13), de 8h as 12h, o primeiro curso sobre Plano Diretor de Manaus, da Prefeitura de Manaus, em parceria com a Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM). Com carga horária de oito horas, a iniciativa é voltada a gestores municipais, secretários, diretores, chefes de setores envolvidos na gestão pública e urbana de cidades, profissionais ligados ao planejamento e ordenamento urbano, licenciadores urbanos e ambientais, arquitetos, engenheiros, estudantes da área e afins.

A qualificação trata-se de um projeto de cursos de gestão e controle de contratos públicos com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

As inscrições podem ser feitas no https://moodle.tce.am.gov.br/, sendo que a transmissão será pelo Google Meet (meet.google.com/biw.wmux-mjg) nas próximas segunda e terça-feira, 13 e 14. O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, e sua equipe vão ministrar o curso abordando os princípios básicos dos instrumentos que norteiam as políticas públicas.

A equipe técnica ministrante conta com arquitetos e urbanistas: o vice-presidente Claudemir Andrade; a diretora de Operações (Diop), Jeane da Rocha; e o analista de projetos, Marcelo Megali.

Na introdução do curso será feita uma pequena linha do tempo mostrando as transformações urbanas do país, com fortalecimento da estrutura de legislação dos municípios, onde ganha importância o Plano Diretor, criado como instrumento para nortear o desenvolvimento das cidades.

“A gestão do espaço territorial das cidades, tanto da área urbana quanto de transição e zona rural, tem um instrumento indispensável, que é o Plano Diretor. Por ele se faz a organização e os regramentos para que se cumpram e entendam melhor a ocupação dos espaços urbanos. As legislações que compreendem o Plano Diretor buscam organizar, de forma harmônica, todos os interesses e ocupações do solo urbano. Ele é fundamental para se ter um conjunto equilibrado para a ocupação e a territorialidade das cidades”, explica Valente.

“O Plano Diretor é uma legislação que deve ser discutida com todos os segmentos da sociedade para se buscar um equilíbrio quando da sua promulgação. É preciso conhecer, participar e discutir, para ter uma lei mais equilibrada e sustentável para toda a cidade”, afirmou o diretor-presidente do Implurb.

Para Valente, é uma importante ferramenta que visa compatibilizar interesses da população, em todos os níveis, de forma justa para os benefícios da urbanização, os princípios da reforma urbana, o direito à cidade e à cidadania e à gestão democrática do território.

Expertise

O curso foi moldado com a equipe da Escola de Contas, a partir de reuniões com a diretora-geral da ECP-AM, Virna Pereira. Como a expertise da ECP-AM em formação, elaboração e execução de programas de treinamento e desenvolvimento, tornando-se um centro de excelência na formação de servidores públicos, inicialmente equipes do Implurb e da ECP lançam este primeiro curso em setembro, para estimular cidades do interior a elaborarem suas leis; demonstrar que o fortalecimento da economia local passa pelo ordenamento das atividades; e incentivar a participação de empreendedores locais.

“Na Escola de Contas, a conselheira Yara Lins preza por essa referência. Nos orienta, como maestrina da escola, a seguir esse caminho, de orientar para o caráter pedagógico que o TCE tem, de forma que a sociedade em geral seja, com certeza, beneficiada”, comentou Virna.


Leis que compõem o Plano Diretor de Manaus e referências


Lei 10.257 de 10/7/2001 – Estatuto das Cidades

Lei Complementar 002 de 16/1/2014 – Plano Diretor

Lei Complementar 003 de 16/1/2014 – Código de Obras

Lei Complementar 004 de 16/1/2014 – Parcelamento do Solo Urbano

Lei 1.837 de 16/1/2014 – Áreas de Especial Interesse Social

Lei 1.838 de 16/1/2014 – Uso e Ocupação do Solo

Lei 1.839 de 16/1/2014 – Perímetro Urbano de Manaus

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário