130 países se comprometem com acordo para fim do desmatamento - Mix de Notícias

Últimas do Mix

130 países se comprometem com acordo para fim do desmatamento

Foto: ANSA

ROMA, 2 NOV (ANSA) – Líderes de 130 países fecharam nesta quarta-feira (2) o primeiro grande acordo da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que está sendo realizada em Glasgow, e se comprometeram a zerar o desmatamento até 2030, em um investimento de US$ 19,2 bilhões.   

O compromisso estará no documento final que será apresentado no dia 12 de novembro.   

Entre as nações que assinaram o documento, estão o Brasil, a China e a Rússia, países que registram alta nesse tipo de ação.   

Parte do fundo acertado irá para países de baixa e média renda para reconstruir as áreas danificadas, enfrentar os incêndios florestais e apoiar as comunidades indígenas e tradicionais da região. O documento ainda trará uma cláusula que cria um fundo de US$ 1,5 bilhão para proteger a segunda maior floresta tropical do mundo, que fica no Congo.   

Segundo a mídia britânica, os governos de 28 nações ainda se comprometeram a remover o desmatamento do comércio global de alimentos e outros produtos agrícolas, como o óleo de palma, a soja e o cacau.   

“Precisamos frear a devastação das florestas”, disse o primeiro-ministro britânico e anfitrião da COP26, Boris Johnson, ao anunciar o entendimento entre os chefes de governo e Estado.   

O político ainda agradeceu a assinatura do texto por Rússia, China, Indonésia, Colômbia, Congo e, “crucialmente”, o Brasil.   

(ANSA).   

Nenhum comentário