Últimas do Mix

Antiviral da Pfizer contra a Covid-19 será testado no Brasil

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

 

A Pfizer vai iniciar testes do antiviral contra Covid-19 no Brasil. O comprimido, administrado via oral, já obteve resultados positivos na fase 1, em que são realizados ensaios pré-clínicos.

Agora, 29 centros de pesquisa brasileiros farão parte das fases 2 e 3, cujo objetivo consiste em identificar a dosagem ideal e a eficácia do medicamento. O projeto está espalhado em mais de 170 locais do mundo, em países como Coreia do Sul, Polônia, Malásia, Porto Rico, Hungria e Tailândia.

Os estudos nacionais com o antiviral serão promovidos em 12 unidades da Federação – Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

O medicamento usa a molécula PF-07321332, que inibe a protease, enzima utilizada pelo vírus da Covid-19 para se multiplicar. O fármaco seria administrado nos cinco primeiros dias de sintomas, com objetivo de prevenir casos graves, junto ao ritonavir.

“Mais uma vez, os voluntários brasileiros poderão contribuir para a ciência e o combate à pandemia, o que é motivo de muito orgulho”, declarou Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer Brasil, em comunicado.

Medicamentos contra Covid-19

Com o avanço da vacinação, medida mais efetiva no combate à pandemia, a comunidade médica segue empenhada em buscar alternativas que ajudem a enfrentar a Covid-19. O primeiro fármaco aprovado no Brasil pela Anvisa com esse propósito foi o remdesivir, antiviral usado em casos graves.

Também foi aprovado o Regn-CoV2, coquetel de anticorpos, com uso restrito a hospitais.



Metrópoles*

Nenhum comentário