Mulher fica com dedos roxos após ter piolho-de-cobra preso no tênis - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Mulher fica com dedos roxos após ter piolho-de-cobra preso no tênis

 

O Globo - Tassynara Vargas ficou com o pé lesionado após contato com um piolho de cobra

A comerciante Tassynara Cristina Oliveira Vargas, de 25 anos, levou um susto quando chegou em casa e tirou os tênis dos pés, na última sexta-feira, no Rio de Janeiro. Ela estava com dois dedos roxos, com aspecto de necrosados, e a unha do dedão tinha ficado amarela. A lesão foi provocada por um piolho-de-cobra que estava dentro do calçado.

Tassynara havia colocado o tênis para ir ao trabalho, durante a manhã. Após cerca de 10 minutos de caminhada, ela chegou à loja que é proprietária, na Taquara. No estabelecimento, a comerciante notou algo estranho no tênis.

Havia um gongolo - também conhecido como piolho de cobra - dentro do tênis. Tassynara retirou o animal, matou, calçou novamente e continuou a trabalhar, sem perceber nada de diferente. Ela não sentiu nenhuma dor ao longo do dia e só notou as lesões quando estava em casa.

"Eu entrei em desespero total quando vi meu pé desse jeito, comecei a gritar e a pedir socorro. Comecei a lavar e nada dessa mancha sair. Naquela altura eu nem lembrava do piolho-de-cobra, então corri para o hospital. Estava muito feio mesmo", disse.

Tassynara relatou aos médicos que o único fato anormal em seu dia tinha sido o piolho-de-cobra no tênis. Apenas a terceira profissional de saúde conseguiu dar o diagnóstico, pois mora em casa com jardim, com presença de piolhos-de-cobra, e estava acostumada com aquele tipo de lesão.

De acordo com relatório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, os piolhos-de-cobra são artrópodes que vivem em lugares úmidos, normalmente em jardins. Eles produzem e liberam uma secreção tóxica contendo agentes irritativos e pigmentantes. Essa secreção, quando em contato com a pele humana, pode levar a um quadro de “necrose superficial”.

"Não está doendo, apenas coçando e tem essa aparência desagradável. A médica explicou que ainda pode descamar, a unha pode cair, e meus dedos devem ficar manchados de sete a quinze dia", disse Tassynara.

A comerciante postou imagens dos pés nas redes sociais. Ela descreveu o susto quando viu seu pé roxo e fez um alerta direcionado sobretudo a quem tem crianças em casa, para cuidados na hora de calçar os sapatos.




Agência O Globo*

Nenhum comentário