Manaus participa de Grupo de Trabalho que vai atuar no aprimoramento do sistema e-SUS/PEC - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Manaus participa de Grupo de Trabalho que vai atuar no aprimoramento do sistema e-SUS/PEC

Foto – Camila Batista / Semsa

A Prefeitura de Manaus passou a integrar o grupo de colaboração do sistema e-SUS/PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) do Ministério da Saúde.  A entrada no grupo, formado por nove municípios, foi conquistada pela boa performance da cidade na utilização do sistema do governo federal que reúne informações clínicas dos usuários atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de facilitar o fluxo de atendimento na rede municipal.

Com a entrada de Manaus no Grupo de Trabalho do MS, a gestão municipal da saúde terá condições de colaborar para melhorias no e-SUS/PEC, a partir da identificação das necessidades dos usuários, pelos profissionais de saúde no registro dos dados.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, comemora a conquista e explica que o resultado se deve ao empenho dos servidores da Semsa, que se dedicam ao manejo dos dados e à compreensão da dinâmica do sistema, um esforço que permite que hoje 100% de suas unidades básicas de saúde trabalhem com o sistema.

“A entrada da cidade neste grupo se deu por meio do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que fez a indicação de Manaus e dos demais municípios, considerando suas experiências na utilização dos sistemas, e apresentou a proposta ao Ministério da Saúde. O fato de a cidade implantar o e-SUS/PEC em todos os estabelecimentos de saúde foi relevante para a entrada no GT”, acentuou.

O Grupo de Trabalho, que além de Manaus é formado por pelos municípios de Londrina (PR), Juazeiro do Norte (CE), Severiano (RN), Coronel Fabriciano (MG), Pelotas (RS), Otacílio Costa (SC), Vila Velha (ES) e Arujá (SP), ficará responsável pelo acompanhamento, discussão de regras negociais, apreciação de resumos do sistema e-SUS/APS, debate sobre melhorias na disseminação do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab).

A diretora do Departamento Informação, Controle, Avaliação e Regulação da Semsa (Dicar), Sanay Souza Pedrosa, acentua que outro ponto positivo é que por integrar o grupo, a capital amazonense terá prioridade no suporte e sugestões de novas funcionalidades do sistema.

“A gestão da saúde do município ganhará mais impulso para o seu aprimoramento. O e-SUS/PEC representa um apoio significativo para que as metas sejam atingidas, uma vez que possibilita que a equipe de inteligência do Dicar extraia dados para gerar informações estratégicas na área da saúde para gestão. Esse trabalho foi essencial para a construção de painéis orientadores para o atingimento das metas do Previne Brasil”, ressalta.

 

e-SUS

O e-SUS/APS surgiu em 2013 e trouxe, dentre suas funcionalidades, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), um importante recurso tecnológico, que permite o registro de informações dos usuários atendidos nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Sanay Pedrosa, por meio do PEC, os profissionais de saúde podem ter acesso a informações sobre atendimentos, exames e condições de saúde dos usuários, que podem ser acessadas em qualquer Unidade Básica da Semsa. O e-SUS/PEC é público e gratuito, homologado e fornecido pelo Ministério da Saúde para os municípios.

“Isso facilita muito o trabalho da gestão, porque temos como acompanhar a história desse paciente e, assim, tomar medidas mais assertivas. Os dados dos cidadãos são mantidos de forma segura e integrados a vários outros sistemas do governo federal, como o Conect SUS”.

Nenhum comentário