Igarapé do Franco e outros pontos de Manaus recebem ações de limpeza - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Igarapé do Franco e outros pontos de Manaus recebem ações de limpeza

Foto – Bruno Leão/ Semulsp

A Prefeitura de Manaus realiza, diariamente, ações de limpeza em diferentes lugares, mantendo ruas, igarapés e orla da cidade sempre limpos. Um destes pontos é o igarapé do Franco, no bairro Compensa, zona Oeste, onde equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) recolhem resíduos sólidos e retiram a vegetação aquática da superfície da água.

“Por determinação do prefeito David Almeida e do secretário Altervi Moreira, seguimos limpando os rios e igarapés da cidade. E estamos aqui na área do igarapé do Franco trazendo o lixo para a balsa, que depois faremos o descarrego. Essa é a responsabilidade da Semulsp, porque aqui o trabalho não para”, informa Marlos Chagas, coordenador das balsas da Semulsp.

Apesar de ser uma das principais ações de limpeza na cidade, essa não é a única em andamento. Serviços semelhantes aos executados no igarapé do Franco também são levados a outras localidades, incluindo a área central, na Manaus Moderna. Ao todo, mais de 500 servidores estão envolvidos na ação, todos fazendo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Diariamente, equipes do órgão percorrem em torno de 60 quilômetros de orla, para a realização do serviço de limpeza dos rios. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapés do Franco e do 40, Aparecida, Compensa, Cachoeirinha, marina do Davi, porto da Ceam, praia da Lua, e ainda regiões rurais, como as comunidades do Livramento, Julião, Abelha e de Nossa Senhora de Fátima recebem essas ações.

O resultado é uma média diária de 35 toneladas de lixos retirados das águas, grande parte desse material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderia ser reciclada.

Nenhum comentário