Manaus tem um novo caso suspeito de varíola dos macacos, diz FVS - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Manaus tem um novo caso suspeito de varíola dos macacos, diz FVS

Foto: reprodução

Manaus tem um novo caso suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de um homem, com idade entre 20 e 30 anos, residente em Manaus, que apresentou os seguintes sintomas, no dia 7 de julho: febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea sugestivas de varíola dos macacos (monkeypox).

A informação foi repassada, nesta quinta-feira (21), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM) pelo CIEVS Manaus.

A FVS-RCP informou, ainda, que o paciente estava em Portugal e quando sentiu os sintomas, se dirigiu a um serviço de saúde em Portugal, onde estava. Ele foi medicado de acordo com as queixas.

Por não ter apresentado melhora, ao chegar em Manaus, o homem compareceu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de monkeypox.

O paciente encontra-se estável, se recuperando em isolamento em casa. Foram realizadas coleta de exames pelo Laboratório Distrital da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) para diagnóstico diferencial do caso e conclusão de investigação.

Nenhum comentário