Com 32 notificações, Amazonas tem 9 casos confirmados de varíola dos macacos - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Com 32 notificações, Amazonas tem 9 casos confirmados de varíola dos macacos

Foto: reprodução 

O Amazonas recebeu 32 notificações de casos suspeitos de Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Desse total, até o momento, foram confirmados 9 casos. As autoridades de saúde do estado acompanham dez casos suspeitos.

Das 32 notificações recebidas, 13 casos foram descartados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Os dez casos suspeitos são acompanhados pela equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (Cievs-Manaus).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM)

Atendimento

A FVS-RCP afirmou que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Orientações para a população

A Fundação de Vigilância também divulgou um comunicado de risco com informações para a população sobre como se prevenir contra a a doença. O documento traz as seguintes informações:

evitar parcerias sexuais anônimas;

- no caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;

- os casos suspeitos de Monkeypox devem utilizar máscara e roupas cobrindo as lesões;

- higienizar as mãos frequentemente;

- não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama;

- buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.


Fonte: G1 

Nenhum comentário