Debate entre candidatos ao governo do Amazonas é marcado por falas sobre saúde e queimadas
![]() |
Foto: Divulgação/Redes Sociais/Rede Amazônica |
Ao falarem sobre Saúde, os candidatos Israel Tuyuka e Wilson Lima debateram o enfrentamento a pandemia de Covid-19 e valorização dos profissionais que atuaram na linha de frente do combate à doença.
De acordo com Wilson Lima, atual governador do Amazonas, a estrutura de saúde do estado já havia sido deixada em último plano por administrações anteriores, e a pandemia teria evidenciado todas as fragilidades do sistema de saúde público, fazendo com que sua administração precisasse correr contra o tempo para evitar maiores danos à população.
"A gente lutou contra um inimigo que era desconhecido, para completar, nós tivemos aqui uma variante que era 10 vezes mais contagiosa que a variante normal, fora isso, nós tínhamos um sistema de saúde muito sucateado, só para vocês terem ideia, a central de medicamentos que deveria ter 12% de medicamentos, só tinha 2%, o Delphina Aziz funcionava com apenas 130 leitos, hoje ele funciona com 383 leitos, não havia um leito sequer de UTI no interior, hoje são 31 leitos em Parintins, Tefé, e Tabatinga, e o próximo município a receber os leitos de UTI é o município de Humaitá, e a gente vai colocar em todas as cidades polo", destacou Lima.
Em outro momento, o candidato Israel Tuyuka, destacou os problemas de queimadas no estado, que segundo ele, teve grandes clareiras abertas à beira de estradas em 2020, que foi observado por ele, ao enfrentar a pandemia no interior do estado.
"Estive nos municípios de Manacapuru, Silves, Rio Preto da Eva, Autazes e Careiro Castanho, andei em vários ramais, e eu vi nessas minhas viagens, a Amazônia sendo praticamente descapelada, onde tinha gente, cadê as florestas?", declarou.
Em contrapartida, Wilson Lima destacou que prioriza a regularização de terras, e que existem agentes combatendo os focos de queimadas e desmatamento no Amazonas.
*Victória Cavalcante - Mix de Notícias
Nenhum comentário