Prefeitura de Manaus comemora Dia Nacional da Guarda Municipal com novo uniforme - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus comemora Dia Nacional da Guarda Municipal com novo uniforme

Fotos – Altemar Alcântara / Semseg

Em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Civil Municipal, celebrado nesta segunda-feira, 10/10, a Prefeitura de Manaus apresentou o novo fardamento da Guarda Municipal de Manaus (GM), que este ano completou 73 anos e está finalizando o processo de armamento como ferramenta auxiliar de segurança.

 

O tradicional uniforme azul petróleo vai dar lugar agora a um azul marinho mais moderno, dentro daquilo que se espera no conceito de mobilidade e de clima, inclusive mais leve para se usar no dia a dia, dando mais conforto e segurança às atividades da Guarda Municipal.

 

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, aproveitou a data para parabenizar a GM e falar mais sobre a nova vestimenta.

 

“Nesse dia 10 de outubro de 2022, eu quero parabenizar a todos os homens e mulheres que compõem a Guarda Municipal de Manaus, bem como os demais guardas municipais do estado do Amazonas e do Brasil. Essa data é um reconhecimento a essa atividade difícil de segurança pública que implica na proteção de bens, serviços e patrimônio municipal. Já o novo uniforme da guarda, é mais leve e mais de acordo com nosso clima, com as novas atribuições e a nova realidade da Guarda Municipal”, comentou Fontes.

 

Além do novo fardamento, a nova Guarda Municipal passa por um processo de transformação, com maior capacitação em armamentos não letais como spray de pimenta e choque elétrico, e assumindo uma nova responsabilidade com a introdução do armamento letal, já autorizado pela Polícia Federal.

 

Há 21 anos na Guarda Municipal, Pythágoras Filho destaca que a gestão David Almeida tem trazido grandes mudanças com essa fase de transição que tem investido e valorizado os agentes de segurança.

 

“Sem dúvida, essa é uma das grandes mudanças que a gente está tendo, é esse novo período em que muito nos está sendo dado e muito está sendo cobrado. O que acontecia muito antes era muita cobrança e pouco investimento e hoje estamos literalmente com uma nova roupagem para proteger a população e deixando de ser guarda patrimonial e estamos nos transformando em guardas que atuarão direto na proteção do cidadão”, disse o guarda municipal.

 

Esse novo momento inclui também novas viaturas e novos equipamentos pessoais. O principal objetivo da nova Guarda Municipal é a proteção ao invés do ataque, com mais capacitação, orientação e acompanhamento, realizando o uso progressivo da força, mas lesionar o infrator, garantindo assim a proteção dos direitos humanos fundamentais, mantendo o compromisso com a evolução social da comunidade.

Nenhum comentário